Mídia independente é a bola da vez para uma boa comunicação nas comunidades

TV Doc Fundão é um dos projetos que promove oficinas de mídia para a juventude na periferia e produção de notícias da região

No bairro Jardim Horizonte Azul, conhecido como “fundão”, local denominado como extremo sul de M’Boi Mirim, no distrito do Jardim Ângela, jovens se organizaram para promover oficinas de comunicação e produção de mídia independente.

A ideia dos organizadores como tema principal é divulgar a mídia local da comunidade e estimular o contato com esta produção. Desta forma, o canal de comunicação da TV Doc Fundão pretende abordar o dia a dia dos moradores e discutir problemas da região. A sede do espaço ganhou o trabalho voluntário de amigos e de entidades locais, que apoiaram a limpeza e reforma num mutirão promovido pelos organizadores. As salas foram cedidas por Daniel, diretor de uma entidade educacional e de saúde que funciona no mesmo local.

As atividades já estão a todo vapor. Toda a programação é transmitida via internet através de uma página na rede social facebook. Isaac Faria, eleito com o maior número de votos da região no Conselho Participativo, diz que ações como esta ajudam a “transformar a nossa realidade, pois o povo precisa conhecer as políticas públicas de sua região”. Ele que já circula pela região com sua nova máquina, registrando atividades de M’ Boi Mirim, fez ótimo trabalho foto-jornalístico em mega show na festa de 460 anos de São Paulo, onde o Piraporinha foi celebrado como um dos palcos espalhados pela cidade.


Pra quem não sabe, atualmente, a região do M’ Boi Mirim, é habitada por mais de seiscentas mil pessoas. O distrito possui muitos espaços culturais, centros de juventudes, centenas de escolas, e além de três Céus abriga uma vasta atividade cultural e de políticas sociais, promovidas pelas entidades que lutam por ações de inclusão na região. Com isso, Isaac diz que a proposta do TV Doc Fundão é abrigar a juventude em oficinas para promover a comunicação colaborativa. “O jovem aprende a filmar, entrevistar e pode registrar os acontecimentos de sua comunidade”, define Farias.

A entidade, que terá o projeto tocado também pelos amigos Felipe Costa e Bruno Araújo, contará ainda com o apoio de voluntários e amigos formados na área de comunicação, alguns são jornalistas, analistas de mídias sociais ou estudantes. O projeto inicial vem de bairro vizinho. E a inspiração para o grupo surgiu do TV Doc Capão, que está no ar desde março de 2012, no Capão Redondo, mantendo uma equipe editorial de nove repórteres com trabalho de redação.

E mais, algumas iniciativas como a matéria realizada com o prefeito da capital fizeram parte do projeto piloto, realizada em outubro de 2013. Na entrevista, Isaac questionou o prefeito sobre a redução da maioridade penal e o sistema público de educação.

Fotos: Marcia Brasil