'Recreio nas Férias' começou nesta segunda-feira com 650 passeios e 132 atrações artísticas

Até 17 de janeiro, 25 mil crianças e jovens participarão de 650 passeios e 132 atrações artísticas em 89 polos espalhados por toda a capital

A programação de atividades de lazer gratuitas do projeto 'Recreio nas Férias' começou nesta segunda-feira (13). Até 17 de janeiro, 25 mil crianças e jovens participarão de 650 passeios e 132 atrações artísticas em 89 polos espalhados por toda a capital. O prefeito acompanhou a abertura do programa no Centro Educacional Unificado (CEU) Casablanca, zona sul da cidade. Nesta unidade, cerca de 320 crianças serão atendidas.

No primeiro dia de atividades, o CEU Casablanca recebeu os participantes com malabares, pernas de pau, monociclo, tobogã, pula-pula, cama elástica, oficinas de maquiagem e de arte circense, contação de história e teatro de bonecos. No teatro do CEU apresentaram-se as peças “Parapapá! Circo Musical”, do grupo Parlapatões, e “As aventuras de Peter Pan e Pinóquio salvando a natureza”, com a Cia. Teka Barnabé.

No teatro do CEU Casa Blanca, a peça “Parapapá! Circo Musical”, do grupo Parlapatões, tira gargalhadas da platéia. Foto: Márcia Brasil

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Recreio nas Férias oferece atividades esportivas, culturais e de recreação. Nos polos, crianças e jovens aproveitam as férias com teatro, dança, música, circo, esporte e cultura popular. O programa organiza também passeios gratuitos a museus, teatros, parques, ao Espaço Cultural Catavento, à Estação Ciência e a unidades do SESC. Participam da programação crianças e jovens entre 4 e 16 anos.

Além das atividades, refeições e lanches serão servidos diariamente para todos os jovens e crianças inscritos. Para esta 26ª edição, estão contratados cerca de 1.000 agentes recreativos, 100 oficineiros e 89 coordenadores que, ao lado dos servidores que já atuam na rede municipal durante todo o ano, trabalharão de modo a garantir a segurança e o divertimento da garotada. As atividades têm início às 9h e se estendem até 16h30 no período do programa.

Em 2014, o programa oferece 28 polos a mais que em 2013. As atividades acontecem em 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 11 escolas de Ensino Fundamental, os 3 Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), além de associações não-governamentais e do Instituto Circo Escola. Do total de polos, a Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Educação, participa com 23 espaços. Há ainda o importante apoio do SESC, que disponibilizou 12 unidades para atender as crianças e jovens com uma programação especial.

Crianças brincam de salto em distância e altura no Sesc Santo Amaro. Foto: Márcia Brasil

Recreio nas Férias

Criado em 2001, o programa nasceu a partir da concepção das escolas e dos Centros Esportivos também espaços de convivência lúdica e de lazer. Busca-se então proporcionar a crianças e jovens vivências diversificadas, na perspectiva de uma educação integral.

Apesar de ser coordenado pela Secretaria da Educação, a programação do Recreio nas Férias é montada a partir da utilização de espaços e equipamentos das Secretarias de Cultura, de Esportes, Lazer e Recreação, da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente.

Veja a programação completa

Crianças dançam folclore com o grupo Folias de Folguedos. Foto: Márcia Brasil