Subprefeitura M’ Boi Mirim realiza reforma de guias e sarjetas

Os serviços envolvem obras de recuperação e construção em mais de 40 vias

As reformas de sarjetas e sarjetões são realizadas em ruas e avenidas da região, algumas em execução, outras a começar, todas licitadas. Ações como essas visam que as águas provenientes das chuvas tenham uma destinação correta até a boca de lobo mais próxima, evitando pontos de alagamentos. Estes serviços auxiliam o sistema de drenagem destas ruas, principalmente no período de verão, quando ocorrem chuvas fortes.

A recuperação entre as Ruas Xico Santeiro e Yoshimara Minamoto (fotos)  se estenderá até Janeiro de 2014. Além destas, serão recuperadas mais de quarenta vias na região. Os sarjetões, benfeitos, além da importância para saúde da população (prevenção contra dengue, pelas poças de água) e economia, acarreta no equilíbrio do orçamento em gastos com serviços de reformas nas vias da cidade.

Quando chove e a água fica empoçada, o pedestre, morador e comerciante, sofre as consequências dos “caldos” ou “banhos de poças de água”. Segundo residentes da região, que circulam diariamente pelas ruas com sarjetas danificadas, sentem  desgosto de viver num local com estes transtornos.

Munícipes, sem alternativas, andam nas ruas e no entorno para não pisar em poças de águas, em guias ou sarjetas destruídas. Fotos: Márcia Brasil

Estes moradores, boa parte trabalha em outros bairros, como Moema, Santo Amaro, Itaim Bibi, percebem  a diferença no trato às ruas. Ambos desabafam o descaso com a periferia. “Estas obras de recuperação, não devem ser apenas em bairros nobres, a gente aqui também precisa de qualidade, temos carros, usamos as ruas para levar os filhos às escolas”, lamentam moradores e comerciantes.

“Se o sajertão é tratado com qualidade, ele pode durar quase dez anos. Reformá-los, não significa deixá-los mais bonitos, mas sim investir em economia, conforto e durabilidade, pois se gastará menos com tapa buraco”, explicou o chefe de gabinete da Subprefeitura do M’ Boi Mirim.

Já seu Joaquim José da Silva, um dos eleitos no Conselho Participativo na região do M’ Boi Mirim e morador da região, reclama: faz mais de 40 anos que aguardamos melhorias aqui.

Veja a lista das ruas com obras de sarjetas.