Eleição do Conselho Participativo Municipal acontece dia 08 de Dezembro

Dados dos candidatos e locais de votação já estão disponíveis

A população da cidade de São Paulo pela primeira vez escolherá, no dia 8 de dezembro, conselheiros para cada Subprefeitura, por eleição direta, amparada pela Justiça Eleitoral, a fim de formar o primeiro Conselho Participativo Municipal, um espaço consultivo e de representação da cidade. A Subprefeitura M´Boi Mirim, composta por dois distritos, Jardim Ângela e Jardim São Luis, com 31 áreas de UBS, foi a região da cidade com o maior número de candidatos inscritos.

Para disputar as 51 vagas (27 do Jardim Ângela e 24 do Jardim São Luis) disponíveis do conselho participativo local, os 156 moradores interessados (87 do Jardim Ângela e 69 do Jardim São Luís) registraram-se oficialmente. A partir de dados preliminares dos candidatos, foi levantada a distribuição analítica e estatística geográfica por faixa etária e quantitativa por área, e a constatação de que existe um candidato por área da saúde.

A comissão eleitoral instalada na Subprefeitura definiu a lista com o nome ou apelido pelo qual o candidato é conhecido em sua região o que facilitará o reconhecimento pelo seu eleitor. Veja a lista dos 156 candidatos habilitados de M’Boi Mirim publicada no Diário Oficial, dia 1º de Novembro, nas páginas 146 e 147, 32 conselhos terão número de vagas proporcional aos habitantes de cada distrito. O paulistano que for às urnas, poderá escolher até cinco candidatos de toda a cidade e não só apenas o do seu distrito. Entretanto, as pessoas deverão comparecer às seções eleitorais e apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.

Audiência pública para formação da Comissão Eleitoral, dia 24.08, realizada na Subprefeitura do M’Boi Mirim. Foto: Márcia Brasil

Representantes de diversas entidades compareceram para formação da Comissão Eleitoral. A Subprefeitura M’Boi Mirim obteve o maior número de candidatos inscritos para a eleição na cidade. Foto: Márcia Brasil.

Na eleição, o TRE - Tribunal Regional Eleitoral utilizará urnas eletrônicas e o número que identifica cada um dos candidatos ao Conselho Participativo Municipal, composto de 5 dígitos, os dois primeiros se referem ao da Subprefeitura pela qual concorrem e os três subsequentes indicam sua posição listada por ordem alfabética.

Os candidatos eleitos assumem os cargos no dia 2 de janeiro e terão mandatos não remunerados com duração de dois anos, com a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos e das políticas públicas nos distritos e subprefeituras. Por se tratar de um colegiado independente, também terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem eleitos.

Veja no site do  Conselho Participativo, os locais de votação.