Subprefeitura remove 26 famílias em área de risco

Moradias de alto risco situadas em encosta do bairro Chácara Santana foram interditadas e demolidas neste mês.

Em cumprimento à determinação do Ministério Público Estadual, a Subprefeitura M´Boi Mirim efetuou a remoção de 26 famílias em área de alto risco na comunidade Chácara Santana, no Jardim São Luís, entre os dias 12 e 17 de setembro. Iniciada há cerca de 30 anos, a ocupação é composta de casas de alvenaria, sobrepostas e encravadas em terreno de grande instabilidade.

A equipe de fiscalização da Subprefeitura também realizou a interdição da área e vem demolindo as casas. As famílias removidas recebem o benefício do bolsa-aluguel, ficando inscritas no programa de habitação da Prefeitura.

O trabalho de desocupação foi pacífico e contou com o apoio da liderança comunitária local. A Subprefeitura ainda auxiliou no transporte de mudança dos moradores. “Ninguém gosta de tirar as famílias, mas a situação que estavam vivendo, não tinha outra opção. É a hora certa para tentarem uma moradia mais digna”, pondera Valdivino Ferreira Souza, o ‘Piriquito’, presidente da associação Unidos de Moradores da Chácara Santana. “Chegamos a um acordo com os próprios moradores sem pressão. O pessoal saiu sem nenhum problema”, completa.

Vida nova

Morador há quatro anos da comunidade Chácara Santana, o segurança Rafael Porto Nascimento precisou deixar a casa onde vivia com a esposa e uma filha pequena. “Estava quase caindo, estava mesmo na hora de mudar”, conforma-se. A família agora vai morar provisoriamente em Campinas, no interior paulista, na casa de parentes. “É vida nova, mas espero um dia retornar logo a São Paulo. Agradeço a suporte da subprefeitura e da comunidade na minha mudança”, conta. 

Moradia situada em encosta da Chácara Santana em fase de desfazimento.