Operação cata-bagulho recolhe 190 toneladas de entulho em agosto

A ação programada percorreu cerca de 280 vias da região de M’Boi Mirim.

A Subprefeitura M’Boi Mirim coletou cerca de 190 toneladas de objetos fora de uso descartados pela população no último mês de agosto. Foram cerca de 280 vias percorridas nos bairros Jardim Souza, Cidade Ipava, Jardim Aracati e Vila das Belezas.

O serviço cata-bagulho visa inibir o acúmulo de entulho nas vias públicas, córregos e terrenos baldios, reduzindo os riscos de enchentes e doenças. O descarte de materiais como eletrodomésticos quebrados, móveis velhos e pedaços de madeiras deve ser feito com uma hora de antecedência à operação. Não é recolhido durante a ação lixo domiciliar, materiais de jardinagem e poda, lixo hospitalar, entulho de construção civil e pneus.

Cabe lembrar que o descarte irregular é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 14 mil. Por isso, caso algum munícipe queira descartar algum item em desuso, mas não teve a sua rua ou bairro contemplados, ele pode solicitar que a Subprefeitura inclua os endereços nas próximas operações pelo telefone 156. Outra opção é se dirigir a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).