Investimentos anunciados pela presidenta beneficiam M´Boi Mirim

Recursos permitirão iniciar na região obras de ampliação da malha viária e corredores de ônibus, além de canalização de córregos, novas unidades habitacionais e recuperação de mananciais.

Os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)-São Paulo anunciados pela presidenta da República, no último dia 31 de julho, vão beneficiar diretamente o M´Boi Mirim e região, na zona sul da capital.

Ao todo, serão R$ 8 bilhões para ações de mobilidade urbana, drenagem, habitação e recuperação de mananciais na cidade. Com base nesse megapacote de investimentos, M´Boi Mirim se transformará em um canteiro de obras para a implantação do Plano Viário Zona Sul, que prevê a duplicação da Estrada M-Boi Mirim, construção do novo terminal Jardim Ângela, criação de cinco novos corredores de ônibus com 39 km de extensão no total, entre outras intervenções.

Corredores de ônibus Situação da licitação Total (R$ milhões) Extensão (Km)
M´Boi Mirim/Santo Amaro contratado 293 16
M´Boi Mirim/Cachoeirinha edital pré-qualificação 295 6
Guarapiranga/Guavirutuba edital pré-qualificação 281 6
Agamenon/Baronesa edital pré-qualificação 274 8

Av. Carlos Caldeira Filho

edital pré-qualificação 248 3

Já na área de drenagem, a bacia do Morro do ‘S’, que corta as regiões de Campo Limpo e M´Boi Mirim, será uma das grandes beneficiadas com o aporte financeiro do governo federal. Estão previstas obras de drenagem, incluindo a canalização do córrego dos Freitas e adequação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do córrego Ponte Baixa, além de novas unidades habitacionais por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”.

Ao mesmo tempo, parte dos recursos do PAC-São Paulo também será destinada à recuperação dos mananciais da Guarapiranga e na construção de moradias para pessoas que vivem às margens da represa – 70% do território de M´Boi Mirim encontra-se em área manancial. O Programa Mananciais na região prevê ainda obras de drenagem, contenção de área de risco, recuperação de áreas degradadas, saneamento básico, pavimentação e instalação de equipamentos comunitários de educação, saúde, esporte, lazer e assistência.

Leia também: Prefeito deu início às obras viárias na Estrada M´Boi Mirim