Prefeito deu início às obras viárias na Estrada M´Boi Mirim

Obras, que começaram pela recuperação e ampliação da ponte do Jardim Capela, incluem também melhorias na Estrada da Baronesa e duplicação da própria Estrada M´Boi Mirim.

O prefeito vistoriou no último dia 27 de julho o início de uma série de obras viárias para melhorar o trânsito na Estrada M´Boi Mirim e região.

O projeto inclui a recuperação e duplicação da ponte já existente sobre o Rio Embu-Mirim, no bairro Jardim Capela, requalificação do pavimento e calçadas ao longo de 1.600 metros da Estrada da Baronesa e duplicação da própria Estrada M´Boi Mirim num trecho de aproximadamente 600 metros, entre a Estrada da Baronesa e Rua Isabel de Oliveira. Além disso, haverá readequação geométrica de acessos viários nas confluências entre a Estrada da Cachoeirinha e a Estrada da Baronesa.

As obras começaram justamente pela ponte do Jardim Capela, que interliga a Estrada M´Boi Mirim com a Estrada do Embu-Guaçu. A nova travessia a ser construída sobre o Rio Embu-Mirim terá 30 metros de extensão com 17 metros de largura.

Com previsão de término até primeiro trimestre de 2014 e investimento de R$ 22 milhões, as intervenções em andamento fazem parte do chamado Plano Viário Zona Sul. Esse macroprojeto prevê ainda a duplicação da Estrada M´Boi Mirim em mais 5,5 km de extensão, a construção do novo Terminal Jardim Ângela, bem como o prolongamento e alargamento de outras vias importantes para a região. Entre elas: a Avenida Carlos Caldeira Filho, Estrada Guavirutuba e Avenida Guarapiranga.

As demais obras do Plano Viário Zona Sul encontram-se em fase de licitação, com início previsto entre março e abril de 2014.

Luta dos movimentos sociais
A reivindicação por melhorias no fluxo de trânsito na Estrada M´Boi Mirim e região vem de longa data. Mas foi no dia 19 de junho deste ano, em meio às grandes manifestações que ocorriam em todo o País, que o cenário mudou. Cerca de cinco mil pessoas vieram em protesto à Subprefeitura M’ Boi Mirim, pedindo melhores condições de transporte e mobilidade na região.

Na ocasião, o subprefeito recebeu uma comissão organizada dos manifestantes, que listaram suas reivindicações. A pedido do grupo, a reunião continuou no mesmo dia na Secretaria Municipal de Transportes, onde o secretário da pasta expôs o plano de obras viárias da região. A comissão de manifestantes mostrou a necessidade das obras começarem o mais breve possível, em especial a duplicação da Ponte do Jardim Capela.

Assim, atendendo à reivindicação antiga dos movimentos sociais da região, o prefeito decidiu iniciar o Plano Viário da Zona Sul exatamente pelo trecho da ponte.