16 leitos de UTI pediátrica são reativados no Hospital do Campo Limpo

Quase 230 leitos voltaram a funcionar este ano na cidade. Meta da Prefeitura é reativar mil leitos até o fim de 2016

Em visita ao Hospital Fernando Mauro Pires da Rocha, no Campo Limpo, o prefeito anunciou na manhã da última quinta-feira (19) a reativação de 16 leitos de UTI pediátrica na unidade, desativadas desde 2010. Foram também inaugurados mais 3 leitos na ortopedia. Com a medida, a Prefeitura contabiliza 229 leitos reabertos (equivalente ao de um hospital de grande porte) em 10 dos hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) desde o início da gestão.

"Nós nos comprometemos em ativar ou reativar mil leitos hospitalares e já atingimos a marca de 229 leitos, praticamente 23% da nossa meta de quatro anos em seis meses", afirmou o prefeito. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o aporte investido foi de R$ 1 milhão para a reabertura das vagas.

O prefeito lembrou ainda que firmou o compromisso da construção de três novos hospitais em regiões remotas da cidade, sem leitos próximos. "Licitaremos até o fim do ano (os hospitais de) Parelheiros e Brasilândia", disse, destacando que o terreno do hospital de Parelheiros já existe e que agora a Prefeitura trabalha em cima do projeto do equipamento.

O hospital do Campo Limpo possui agora 268 leitos. Com a reabertura das vagas, a UTI voltará a receber, em média, 29 internações por mês e 344 por ano. A unidade atende, diariamente, cerca de 15 partos por dia.

O secretário municipal da Saúde afirmou que até o fim do ano o complexo hospitalar do Campo Limpo deve receber a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já nos moldes preconizados pelo Governo Federal. "Reformulamos o projeto que já existia e, em poucas semanas devemos recomeçar a segunda etapa da obra", afirmou.