Cata-bagulho recolhe 855 toneladas de entulho no 1º semestre

Esse é o volume de objetos descartados pela população coletados pela subprefeitura durante o primeiro semestre deste ano.

No último mês de junho, a operação cata-bagulho da Subprefeitura M´Boi Mirim percorreu mais de 300 vias nos bairros Figueira Grande, Jardim Guarujá, Parque Novo Santo Amaro, Jardim Kagohara e Jardim Herculano. Cerca de 125 toneladas de entulho no total foram recolhidas nesses locais. Já no acumulado do semestre, de janeiro a junho, cerca de 855 toneladas de materiais foram coletadas em 26 operações pela região.

O serviço de cata-bagulho em M´Boi Mirim acontece sempre aos sábados (confira aqui a programação completa de julho), das 8h às 14h, e visa o descarte adequado de materiais em desuso como móveis velhos e eletrodomésticos quebrados. O recolhimento previne os riscos de enchentes e o acúmulo de entulho em vias públicas, terrenos baldios e córregos.

Além dos riscos à saúde, o descarte irregular é considerado crime ambiental, passível de multa de R$ 13 mil. Portanto, caso algum munícipe queira se desfazer de algum objeto inservível, mas não teve sua via contemplada pela operação, ele pode solicitar a inclusão da via pelo telefone 156, ou dirigir-se a um dos Ecopontos da cidade, com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).