Obras do córrego Ponte Baixa completam 100 dias

População também pode tirar dúvidas do projeto no posto de atendimento instalado junto à obra.

No último dia 3 de junho, as obras de canalização do Córrego Ponte Baixa, no bairro Jardim São Luís, completaram 100 dias de execução. Em 23 de fevereiro, o prefeito esteve na região para dar início aos trabalhos.

Atualmente, a equipe da empreiteira contratada atua em um trecho inicial de 200 metros do córrego, dentro do terreno da SPtrans, junto à Avenida Guido Caloi. No local tem sido feita a escavação do canal. A obra segue sem atrasos e o prazo previsto em contrato para sua finalização é de 36 meses.

O alargamento e aprofundamento do Córrego Ponte Baixa ocorrerão numa extensão de aproximadamente 3 km, entre a sua foz no Rio Guarapiranga e a Estrada M’Boi Mirim, incluindo 900 m do córrego afluente Jardim Letícia. As obras têm por objetivo eliminar os alagamentos que interferem no caótico trânsito da região, afetando cerca de 550 mil moradores de vários bairros como Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro e Jardim São Luis.

Outra ação antienchente a ser implantada no canal é a construção de um reservatório de amortecimento (piscinão) com capacidade de 70 mil m³, na altura da Avenida Inácio Dias da Silva. O conjunto de intervenções vai além da canalização e também visa melhorar o trânsito e o paisagismo local. Para isso, o projeto contempla a criação de parque linear com ciclovia e áreas verdes, bem como a implantação de uma nova avenida margeando o córrego de ambos os lados, também numa extensão aproximada de 3 km. Serão construídos, ainda, viadutos de acesso às novas vias, que deverão estabelecer a ligação viária entre a Rua Daniel Klein e a Avenida Guido Caloi.

Parceria federal e atendimento à população
O empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O valor total de investimento da obra é de R$ 400 milhões. O contrato foi assinado em 18 de fevereiro com o Consórcio Camargo Corrêa/Mendes Júnior.

Em caso de dúvidas ou sugestões da população em torno do projeto, há um posto de “Plantão Social” instalado perto do canteiro de obras (à Av. Guido Caloi, n° 999, no retorno da Ponte Transamérica). O atendimento acontece de segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5851-5888.