Prefeitura inicia a canalização do córrego Ponte Baixa

Criação de parque linear e novo sistema viário também fazem parte do projeto. Obra beneficiará cerca de 550 mil moradores

Bastaram apenas dois meses da nova administração municipal para uma reivindicação antiga de quatro décadas ser finalmente atendida. No último dia 23 de fevereiro, o prefeito veio ao bairro Jardim São Luís, na região do M’Boi Mirim, para oficializar o início das obras de canalização do córrego Ponte Baixa. Os trabalhos de alargamento e aprofundamento da calha serão executados numa extensão de aproximadamente 3 km, entre a sua foz no Rio Guarapiranga e a Estrada M’Boi Mirim, incluindo 900 m do córrego afluente Jardim Letícia.

As obras de canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia têm o objetivo de eliminar os alagamentos que interferem no já caótico trânsito da região e da Estrada M'Boi Mirim, afetando cerca de 550 mil moradores de vários bairros, como Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro e Jardim São Luis. Outras ações antienchentes a serem implantadas no canal são a construção de um reservatório de amortecimento (piscinão) com capacidade de 70 mil m³, na altura da Avenida Inácio Dias da Silva.

O conjunto de intervenções vai além da canalização e também visa melhorar o trânsito e o paisagismo local. Para isso, o projeto contempla a criação de parque linear com ciclovia e áreas verdes, bem como a implantação de uma nova avenida margeando o córrego de ambos os lados, também numa extensão aproximada de 3 km. Serão construídos, ainda, viadutos de acesso às novas vias, que deverão estabelecer a ligação viária entre a Rua Daniel Klein e a Avenida Guido Caloi.

Parceria federal

O empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O valor total estimado da obra é de R$ 400 milhões. O contrato foi assinado em 18 de fevereiro com o Consórcio Camargo Corrêa/Mendes Júnior e tem prazo previsto de execução de 36 meses