Mutirão da Prefeitura triplica retirada de veículos abandonados nas ruas

Em dois meses, 2266 carros foram recolhidos das vias públicas de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo triplicou a retirada de veículos abandonados nas ruas da cidade. Segundo um balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que, em conjunto com a Secretaria de Transportes, comandou um mutirão de 60 dias entre os meses de junho e julho para desobstruir o espaço viário da cidade.

Durante o mutirão, uma média de 13 veículos eram encaminhados para pátios diariamente, resultado três vezes maior que a média diária de 2011, de quatro veículos. No total, 783 carros abandonados foram retirados das ruas pelas Subprefeituras da cidade, que também realizam intensa fiscalização. Só na região de M’Boi Mirim, 19 veículos foram recolhidos.

Além dos 783 recolhimentos, outros 1483 carros foram retirados das ruas por seus proprietários, após comunicação da administração municipal. E em dois meses, um total de 2.266 veículos abandonados saiu das vias paulistanas, colaborando com o espaço viário público.

Todas as Subprefeituras de São Paulo e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) enviaram fiscais às ruas para, seguindo a legislação, autuar proprietários de veículos e, após o prazo de cinco dias, retirarem os que ainda se encontravam em situação irregular.

Com o mutirão realizado nos dois últimos meses, 1.344 veículos foram recolhidos para pátios e 2012 deverá ser o ano com maior recolhimento de veículos na história da cidade, seguindo um fenômeno de abandono que tem sido registrado em todo o Brasil.

A retirada de carros abandonados vem crescendo de forma expressiva em São Paulo. Em 2011 foram removidos cerca de 1.500, o que representa 109% a mais, se comparado a 2009 (716) e 36,3% em relação a 2010 (1.100).

Leilões
Com a ampliação no número de remoções, os pátios das Subprefeituras ficaram lotados. Esse acúmulo de carcaças e carros está sendo retirado através de leilões realizados pelas Subprefeituras. Ao todo a Prefeitura já realizou 22 leilões e o próximo está marcado para o dia 21 de agosto em Cidade Ademar.

Fiscalização
A legislação determina que os fiscais das Subprefeituras vistoriem o veículo supostamente abandonado e fixem um aviso com o prazo de cinco dias para que o proprietário retire o veículo.

A Subprefeitura é obrigada por lei a verificar o histórico do automóvel acionando a polícia e órgãos responsáveis pelo trânsito. Caso o proprietário não seja encontrado e o veículo não possua ocorrência de furto, roubo ou outro ilícito penal, o carro é recolhido para o pátio da Subprefeitura e passa a ser considero sucata.

Denúncias
As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, nas Praças de Atendimento de Subprefeituras ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br