30/12/2010 12h01

Share

World Bike Tour São Paulo

O circuito de ciclismo que ocorre anualmente nas cidades de Porto, Lisboa e Madrid chega a sua 3ª edição paulistana no próximo mês.

A realização do evento fora do continente europeu foi possível graças à parceria formada entre o Governo Federal (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), o Governo de São Paulo e a Prefeitura da Cidade. Durante aproximadamente dois meses (dezembro e janeiro) são realizadas atividades esportivas que procurem salientar a importância de uma vida pautada pelo respeito ao meio ambiente e à inclusão social.

Empresas como a Sabesp, EDP (empresa energética de Portugal), Marca e a emissora Tv Globo, são algumas das patrocinadoras da iniciativa.

Cronograma do World Bike Tour

02/12/2010 – Instalação de Bicicleta Gigante

Arte decorativa feita de metal, que se encontra atualmente instalada no Modelódromo do Ibirapuera, da onde será movida posteriormente ao campus universitário da USP. Tem como intuito promover as atividades do World Bike Tour além de promover o conceito de transporte não-poluente.

04/12/2010 – World Bike Tour pela Inclusão

Foi realizada na data que marca o Dia Mundial do Portador de Deficiência uma corrida pela cidade com linha de chegada na Avenida Paulista. Foi proposto a 5 grupos com 8 participantes (1 cadeirante, 1 cadeirante “falso”, um cego e um cego “falso”, 2 juízes, 1 operador de vídeo e 1 fotógrafo), que se locomovessem de onde se encontravam até o Parque da Luz, de onde deveriam ir em direção à Avenida Paulista. Uma combinação de transportes públicos foi previamente estipulada aos corredores assim como uma verba de gastos que não poderia ser ultrapassada. Ao fim, as equipes deveriam relatar as suas experiências por meio de um relatório a entidades públicas e privadas, capazes de aderir à novas políticas de acessibilidade.

31/12 a 25/01/2011 – Sabesp – Volta ao Mundo em 26 dias

Patrocinado pela Sabesp, a atividade de participação gratuita e ilimitada se estenderá por quase um mês. Serão instaladas no Melódromo do Ibirapuera uma estrutura composta por 12 bicicletas dos mais variados tamanhos que, com o auxílio de 4 torres de produção de energia eólica e 4 painéis fotovoltaicos, produzirão energia limpa para os gastos necessários a produção do evento.

O circuito começa a 24h00 do dia 31 de dezembro deste ano até o próximo dia 25, o equivalente a uma volta virtual ao mundo. Os participantes serão constantemente informados em que local do mundo se encontram enquanto estiverem pedalando.

01/12/2011 – Abertura de Inscrições para o WBT São Paulo 2011

Nesta data serão abertas as inscrições para a participação da corrida de bicicleta a ser realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da Cidade de São Paulo. A largada será dada na Ponte Octávio Frias de Oliveira, passando posteriormente na Ciclovia da Marginal Pinheiros com chegada na Universidade Paulista (USP).

Os interessados em fazer parte do circuito devem entrar no site http://www.worldbiketour.net na virada do ano-novo e preencher a ficha de inscrição. A taxa a ser paga é de R$ 180,00, que dá direito a 1 bicicleta, 1 camiseta, 1capacete e 1 cartão de acesso.

01/01/2011 a 24/01 – Road Show WBT São Paulo 2011

O evento passa a ganhar as ruas da cidade. Mais de 10 regiões receberão uma estrutura itinerante esportiva que conta com o apoio de profissionais na supervisão de atividade esportivas.

19 e 20/ 01/2011 – IV Seminário Internacional WBT Saúde, Esporte e Ação Social

Série de palestras com oradores oriundos de Portugal, Espanha, França e Brasil sobre tópicos ligados à Saúde, Esporte, Meio-Ambiente e Ação Social. O limite de participantes do seminário é de 200 pessoas.

21 a 24/01/2011 – Feira WBT São Paulo

A ser realizada na USP, a feira é parada obrigatória para os participantes da corrida do dia 25, que poderão formalizar a inscrição e recolher os artigos esportivos adquiridos previamente pelo site. Participação livre.

21/01/2011 – Festa WBT São Paulo

Festa organizada para para os que possuem o cartão World Bike Tour, que também dá direito a compra antecipada de ingressos para a corrida do dia 25.

22/11/2010 – Bradesco Seguros Kids Bike Tour

Corrida de bicicleta patrocinada pelo banco Bradesco que reúne crianças de 2 a 11 anos no estádio do Pacaembu, para um pequeno circuito durante o período da manhã.

25/11/2010 – WBT São Paulo 2011

Último dia de atividades do evento. Serão 7.000 participantes participando do passeio de bicicleta que percorrerá a Ponte Octávio Frias, Marginal Pinheiros, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, Ponte Cidade Universitária, Rua Alvarenga, Avenida Afrânio Peixoto e a Cidade Universitária (USP).