Prefeitura lança pátio-piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis na Lapa

No local, resíduos orgânicos das feiras são reaproveitados e viram adubo de qualidade. Projeto servirá de referência para implantação de quatro centrais de compostagem em 2016.

Nesta terça-feira (15/12), às 10h, a Prefeitura de São Paulo dará importante passo na área da compostagem dos resíduos orgânicos e podas de árvores, com o lançamento do pátio-piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com a Subprefeitura da Lapa e a empresa Inova, responsável pelos serviços de limpeza nas regiões Norte, Oeste e Central do município.

Situado em área de três mil metros quadrados na Subprefeitura, o pátio recebe cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados em 26 feiras da região da Lapa. O projeto permite que esse material tenha novo e importante uso: em vez de ser descartado em aterros sanitários, é reaproveitado na compostagem, o que possibilita a produção de adubo de qualidade e a utilização em ações de jardinagem nas praças.

Baseado no método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo), o processo conta com quatro operadores e funciona da seguinte maneira: os orgânicos coletados pela Inova em sacos nas feiras são separados e depositados em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos.

Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo. Para estimular a participação da comunidade, a Inova investiu em ações de conscientização ambiental e promoverá visitas a escolas.


Referência

Até agosto de 2016, a Lapa servirá como referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem – cada uma com capacidade para processar, diariamente, 50 toneladas de resíduos — que a Prefeitura pretende implantar no município no próximo ano, descentralizando o processo e diminuindo os custos com transporte dos materiais. “A partir deste projeto, esperamos agilizar a implantação dos demais, para espalharmos essa experiência por toda a cidade”, explica o coordenador de resíduos orgânicos da Amlurb.

Ainda segundo o coordenador, a iniciativa será fundamental para o cumprimento da Meta 92 da gestão do prefeito de São Paulo, que estabelece a compostagem dos resíduos orgânicos das 900 feiras livres do município e dos serviços de poda. “Vamos dar a melhor solução técnica, o melhor tratamento, para as duas questões ao mesmo tempo, com as centrais e os pátios.”

Fonte: AMLURB