Paulistanos vão eleger novos representantes do Conselho Participativo Municipal em 6 de dezembro

O processo eleitoral para o período 2016-2018 acontece nas 32 subprefeituras da cidade. Serão eleitos 1162 conselheiros, com mandato a partir de janeiro de 2016.

Os paulistanos escolherão em 6 de dezembro os representantes para o segundo biênio do Conselho Participativo Municipal. O processo eleitoral para o período 2016-2018 acontece nas 32 subprefeituras da cidade. Serão eleitos 1162 conselheiros, com mandato a partir de janeiro de 2016.

Os candidatos serão eleitos por voto direto e não obrigatório para todas as pessoas com mais de 16 anos e portadoras de título de eleitor da capital. Os eleitores também poderão votar com um documento de identificação com foto expedido por órgão público. Os eleitores poderão votar em até cinco conselheiros, sendo que a escolha poderá ser feita em candidatos de diferentes regiões.

O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura de São Paulo como instância de representação popular de cada uma das 32 subprefeituras da cidade. Os conselheiros eleitos exercem o direito de fiscalizar e acompanhar as ações e gastos públicos de cada subprefeitura e das secretarias, como também representar demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.

O segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad.

Os imigrantes também terão uma cadeira garantida em cada uma das 32 subprefeituras de cidade. Os eleitores imigrantes também votarão no dia 6 de dezembro, com o local de votação restrito as subprefeituras de cada um dos 32 distritos.
Atendendo a um pedido dos conselheiros, os eleitos para o próximo mandato terão direito ao bilhete único gratuito, que deverá auxiliar os conselheiros nas tarefas de acompanhar reuniões e nas ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos.

O secretário municipal de Relações Governamentais reforçou a importância dos conselheiros participativos na consolidação da participação popular como política de governo. “A população, por intermédio do conselho, acompanha, fiscaliza e principalmente ajuda na escolha dos investimentos públicos. É a forma mais democrática de aplicarmos os recursos da Prefeitura, com o local sendo apontado após uma ampla participação popular”, ressaltou o secretário.

O subprefeito da Lapa ressalta como fundamental a participação dos conselheiros participativos nas decisões e ações cotidianas da Subprefeitura. “No último mandato, os conselheiros colaboraram na escolha e realização de duas grandes obras na região, o muro de arrimo da avenida Presidente Altino e revitalização da Praça Homero Silva”, afirmou.

LOCAIS DE VOTAÇÃO - O local de votação é diferente das eleições majoritárias e proporcionais organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Os eleitores poderão consultar os locais de votação digitando o título de eleitor no endereço eletrônico www.conselhoparticipativo.prefeitura.sp.gov.br
A relação dos pontos de votação também estará acessível nos murais das subprefeituras, como ainda nos sites de cada uma delas. A lista dos locais de votação, divididas por zonas eleitorais, foi publicada na edição do dia 17 de novembro, nas páginas 43 a 57, do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Confira aqui os locais de votação.

Confira aqui os locais de votação na área de jurisdição da Subprefeitura Lapa. 

A eleição para o segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá 2.488 candidatos no total. Na região de jurisdição da Subprefeitura da Lapa, serão eleitos 39 conselheiros, conforme distribuição abaixo:

Barra Funda – 05 membros
Jaguara – 05 membros
Jaguaré – 05 membros
Lapa – 07 membros
Perdizes – 11 membros
Vila Leopoldina – 05 membros

Vale ressaltar que também temos uma vaga para imigrantes.

Confira aqui a lista de candidatos da área de jurisdição da Subprefeitura da Lapa.