Praça Marrey Júnior terá poço que vai receber água da superfície e bocas de lobo

Canteiro é preparado para execução de microdrenagem na galeria Sumaré.

  As obras das novas galerias dos córregos Água Preta e Sumaré seguem o cronograma à risca. Nesta fase, os operários se dividem em dois turnos para prosseguir com esta grande obra, que foi projetada para acabar com o problema das cheias na região.

Ainda este mês começará a execução da microdrenagem na Praça Marrey Júnior, uma rotatória que fica entre as avenidas Antártica e Sumaré e a Rua Turiassu.
Ali será construído um poço de visitas que captará as águas das vias e bocas de lobo da região.

"Um novo canteiro começa a ser instalado, para que tenha início a escavação do poço. O trecho, que é a montante da galeria do córrego Sumaré, terá uma espécie de ‘poço de transição’ com várias conexões com as bocas de lobo da via que irão desaguar nas galerias, seguindo pelo projeto de macrodrenagem até o rio Tietê", explicou o engenheiro responsável pela obra.

Outro projeto de microdrenagem, ainda em fase de estudo, será executado na Praça Conde Francisco Matarazzo, em frente ao Shopping Bourbon. Deste ponto, da Praça Marrey Júnior, o túnel seguirá pela Av. Antártica até a Rua Padre Antônio Tomás, onde já há um túnel com 75 metros de extensão, no sentido Praça Conde Francisco Matarazzo Júnior. No poço próximo a esta praça, os túneis seguem sendo escavados nos dois sentidos: um deles sentido Av. Antártica, com 40 metros; o outro com sentido Av. Matarazzo, com 37 metros.

As obras da galeria do córrego Água Preta estão sendo executadas bem próximas à Av. Matarazzo, no terreno da loja Kalunga, às margens da CPTM, onde um poço de serviço começou a ser escavado e já alcançou dois metros de profundidade. Na outra margem, o poço já está concluído e, até o fim do mês, terá início a escavação do túnel que passará sob a CPTM.

Poucos metros depois do poço, as aduelas seguem pelo terreno da construtora Tecnisa, paralelas à Av. Nicolas Boer até a Av. Marquês de São Vicente, onde faltam apenas 20 metros para que os túneis se conectem à aduelas. "Já estamos projetando essas conexões, chamadas de transição de interligação, para conectar as aduelas com a estrutura retangular e os túneis que têm forma circular", explicou o engenheiro.

Já os túneis da Av. Marquês de São Vicente, no sentido CET, estão conectados e somam uma extensão de 160 metros e 150 metros. Os túneis estão em fase de acabamento, recebem a última camada de concreto e argamassa. As paredes precisam ficar bem lisas para facilitar o escoamento da água. Neste trecho também já está em fase final a instalação das aduelas. Elas já passaram sob o acesso da Marginal Tietê para a Av. Nicolas Boer e estão conectadas às aduelas que seguem até os poços próximos à Marginal Tietê. Os túneis neste trecho têm 60 metros e 54 metros, no sentido da Av. Marginal e já atravessaram as pistas local e central, e estão próximos à pista expressa. Desta forma, falta menos de 40% do trecho para chegar se à embocadura do rio.

Na embocadura, já foi feita a primeira viga de coroamento e cortina de concreto, para conter impacto causado pelo tráfego intenso da marginal. O local está sendo preparado para receber as lajes de proteção laterais e os tirantes. Os tirantes são colocados linearmente, cerca de 10 metros a 15 metros para dentro das paredes, ajudando na contenção dessas paredes.

Assessoria de Comunicação de SPObras