Obras de drenagem vão quintuplicar vazão dos córregos Água Preta e Sumaré

Intervenção de ampliação de galerias está concluindo a obtenção de licenças junto a órgãos municipais, estaduais e federais. Medida previne enchentes na região da Pompéia.

 As obras de drenagem que estão sendo realizadas na região da Pompéia irão quintuplicar a vazão dos córregos Água Preta e Sumaré, na zona oeste. Financiada pela Operação Urbana Água Branca, a intervenção começou em julho de 2013, e a obtenção de licenças junto a órgãos municipais, estaduais e federais está sendo concluída para que a obra seja liberada às etapas finais. O prefeito vistoriou no dia 09 de dezembro, o canteiro das obras e acompanhou construção das novas galerias.

A obra é reivindicada há pelo menos 20 anos pelos moradores e empreendedores dos bairros Água Branca, Perdizes, Pompéia e Barra Funda. A região passa por alagamentos causados por adensamento, ocupação desordenada, impermeabilização do solo e pela deficiência das redes e galerias existentes. Com a intervenção, a capacidade de vazão do córrego Sumaré passará dos atuais 15,3 m³ por segundo para 65,3 m³ por segundo. Já o córrego Água Preta terá sua capacidade ampliada dos atuais 11 m³ por segundo para 73,5 m³ por segundo.

Para evitar transtornos causados pela interrupção da circulação de veículos na Marginal Tietê e de trens na área próxima à estação Barra Funda, parte das obras está sendo realizada por meio de túneis. A intervenção tem um total de 2.473 metros, sendo 1.530 metros de galerias e 943 metros de túneis.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, o andamento das obras está adequado e a previsão é que as galerias estejam funcionando no verão de 2015/2016. “A gente já conseguiu a maior parte das liberações que a gente precisava. Saiu a CPTM agora, estamos aguardando só a ANTT. É uma franja de expansão da cidade, vamos beneficiar o centro deste bairro, em que as cheias têm incomodado muito”, afirmou Garibe. O investimento nesta intervenção de drenagem é de R$ 178,6 milhões.