Oficina “Viver o Espaço” debate questões de arquitetura na Lapa

Aulas são ministradas pelo arquiteto Eduardo Longo, criador da casa bola em 1970

O Espaço Cultural Tendal da Lapa está realizando a oficina “Viver o Espaço” todos os sábados, das 10 às 12 horas; e tem reunido vários alunos e interessados sobre o tema para ouvir as questões levantadas pelo arquiteto Eduardo Longo, orientador da oficina, que ficou conhecido por transformar sua casa, literalmente, em uma bola nos anos 70.

As aulas fazem tanto sucesso que a turma que seria, inicialmente, de 15 alunos teve que ser finalizada com 25 pessoas devido à grande procura por freqüentadores do Tendal. Além disso, os estudantes de arquitetura de diversas faculdades de São Paulo estão participando do projeto, pois é uma oportunidade rara de integrar uma oficina ministrada pelo arquiteto.

A oficina que terá duração até 29 de novembro apresentará para os alunos os conceitos básicos de arquitetura, as soluções criativas possíveis para o aproveitamento do espaço, confecção de maquetes e desenhos com material reciclável. Entretanto, enganam-se quem pensa que as aulas serão apenas teóricas, os estudantes farão visitas monitoradas a seis espaços alternativos do município, sendo um deles a casa bola de Longo.

Segundo a coordenadora do Tendal da Lapa, Carla Monteiro, essa oficina é muito importante e riquíssima para os freqüentadores do espaço e também para quem conseguiu participar, pois Eduardo Longo foi um revolucionário na arquitetura. “Ao longo de 40 anos de carreira Longo questionou os padrões de usos e costumes residenciais, a relação entre o público e privado. E quando criou a casa bola em 1970, ele abriu para a visitação gratuita durante a bienal de arquitetura o que foi uma novidade na época”, declarou ela.

Os encontros semanais também reservam novidades para os participantes, já que um deles no final da oficina poderá ter a casa visitada pelo arquiteto junto com a turma e ganhar uma reformulação do espaço geral. “Quem aceitar o desafio terá uma grande experiência e lembrará de todo o aprendizado adquirido na oficina na sua casa”, afirmou à coordenadora.

INICIATIVA: A iniciativa do curso é uma parceria do Tendal da Lapa com a Fundação Stickel, que por meio de atividades culturais multitemáticas promove diversas discussões atuais em todos os âmbitos sociais e culturais de São Paulo.