Subprefeitura Lapa recebe apresentação do novo Corredor Inajar de Souza

Palestra foi realizada na última terça-feira e expôs os benefícios das obras para a região da Lapa

A Subprefeitura da Lapa realizou na última terça-feira, dia 24, a apresentação para os moradores da requalificação do corredor de ônibus Inajar de Souza até a Praça dos Correios. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de São Paulo, e beneficiarão varias regiões da Zona Norte de cidade como Lapa, Freguesia do Ó, Brasilândia e muitas outras com uma ligação rápida, por meio do transporte coletivo ao centro da cidade.


Os trabalhos que foram iniciados em agosto de 2013 e terá uma extensão total de 14, 6 quilômetros tem aproximadamente 30% das obras realizadas previstas no contrato e 65% dos serviços desempenhados atualmente, segundo dados atualizados da SPObras. Além disso, o projeto que é executado em etapas para reduzir os desgastes que uma grande obra apresenta tem alguns trechos avançados.

“Seria inviável exigir da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) uma interdição de todo o percurso, inviável para o trânsito”, declarou a assessoria de comunicação da SPObras.


Os impedimentos que a SPObras vem encontrando em alguns trechos da requalificação do corredor como interceptores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Empresa de Telefonia Vivo e Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), também foram abordados. Segundo eles, esses contratempos já estavam no planejamento do projeto, pois se tratando de uma obra de grande dimensão esses impedimentos poderiam acontecer.


BENEFÍCIOS: Na apresentação, os gestores da SPObras abordaram também os assuntos de paisagismo e ciclovia, acessibilidade, iluminação e desapropriação que o projeto trará junto com a requalificação do corredor Inajar de Souza. Deste modo, todos os itens foram explanados e abordados para a população de forma clara e coesa.


Um dos tópicos mais interessantes para a comunidade foi a questão da acessibilidade, no qual toda a área que está sendo requalificada será acessível às pessoas com mobilidade reduzida. O projeto aplicará piso podotátil, usado para dar direção aos cegos, bem como rampas de acesso e demais instrumentos para auxiliar essa parte da população. E também partes rebaixadas para os cadeirantes se locomover com maior facilidade.


A questão da segurança para os usuários do transporte público foi citada na apresentação e foi representada pela nova iluminação que a SPObras está realizando, pois o corredor Inajar de Souza terá uma nova iluminação nas avenidas e abrigos. “Isso é um conforto que também representa mais segurança”, afirmou a SPObras.