Hora Certa inaugura sexta unidade e dobra oferta de cirurgias eletivas

Prefeito inaugurou nesta segunda-feira (6) a sexta unidade fixa da Rede Hora Certa na Lapa. Equipamento oferece consultas de especialidades, exames e cirurgias de baixa complexidade

A Rede Hora Certa ganhou nesta segunda-feira (6) a sexta unidade fixa, localizada na Lapa, zona oeste da cidade. Com a abertura do novo equipamento, a rede dobrou na cidade a capacidade de realização de cirurgias eletivas de baixa complexidade, de 30 mil para 60 mil. Em inauguração nesta manhã, o prefeito afirmou que o modelo da Rede Hora Certa enfrenta o maior gargalo da saúde pública da cidade.

O prefeito afirmou que o grande diferencial é que tem novas especialidades, tem exames por imagem e tem centro cirúrgico. Então aumenta a resolutividade do sistema. O grande problema da saúde de São Paulo é concluir o atendimento. As pessoas não conseguem concluir o seu tratamento, por falta de vagas nos hospitais. Hoje a nossa capacidade de atendimento é o dobro do que nós tínhamos um ano atrás para cirurgias eletivas de baixa complexidade, que é o maior gargalo que nós temos na cidade.

Com as ações da Rede Hora Certa, a fila por procedimentos na cidade caiu de 810 mil em janeiro de 2013 para 690 mil em dezembro. Sem a iniciativa da Hora Certa, estima-se que ao fim do ano passado a fila chegaria a um milhão de exames e cirurgias.

A nova Hora Certa conta com duas salas cirúrgicas e três leitos de recuperação pós-anestésica, em que poderão ser realizados cerca de 20 procedimentos ao dia - cerca de 400 por mês. O atendimento é para cirurgias eletivas de baixa complexidade, de até 15 horas de duração, nas áreas de pediatria,
dermatologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino e urologia.

Encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, os pacientes têm acesso a consultas com especialistas, realizam exames e, se necessário, uma eventual cirurgia, tudo em uma mesma unidade. A Hora Certa inaugurada está instalada no imóvel do antigo Hospital Sorocabana, fechado há cerca de quatro anos. O local abriga também a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades Sorocabana.

Especialidades

O equipamento da Lapa oferece mensalmente 8400 consultas em 14 especialidades médicas. Estarão disponíveis anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, ortorrinolaringologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Para o diagnóstico, a unidade terá capacidade de realizar mensalmente 2100 exames de 11 tipos, incluindo colonoscopia, doppler vascular, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva alta, holter, MAPA, nasofibroscopia, radiografia, teste ergométrico e ultrassonografia. endoscopia e colonoscopia.

A sexta unidade da rede recebeu investimento municipal de R$ 1.739.140,00. Já o Ministério da Saúde investiu mais R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos.

Hora Certa

Em 2013 foram inaugurados equipamentos da Rede Hora Certa Brasilândia, M’Boi Mirim I, M’Boi Mirim II, Itaim Paulista, Penha e Lapa. Até 2016, a Prefeitura irá entregar 32 unidades da rede em toda a cidade. Além disso, unidades da Rede Hora Certa Móvel estão espalhadas em todas as regiões da capital.