Hospital Sorocabana deve voltar a funcionar em julho deste ano

Termo de cessão de uso foi entregue ao Prefeito Gilberto Kassab nesta terça-feira determinando a municipalização do hospital

 Nesta terça-feira (17/01) o Prefeito Gilberto Kassab recebeu do governador Geraldo Alckmin o termo de cessão de uso que determina a municipalização do Hospital Sorocabana pelo prazo de 20 anos.

O hospital foi inaugurado em 1955 para atender funcionários da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA) e em 2010 foi fechado por problemas financeiros. Sendo o único hospital da região que atendia o SUS, determinando assim sua grande importância, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado firmaram esta parceria recuperando a posse do hospital.

A primeira etapa para a reabertura do Sorocabana tem o prazo previsto de seis meses onde inicialmente terão 120 leitos para internação. É previsto que até o inicio de 2013 outros 130 leitos sejam incorporados ao hospital, ampliando assim a capacidade para 1,8 mil internações por mês incluindo 400 partos mensais através do serviço de maternidade.

Durante a entrega do termo de cessão de uso, além do Prefeito Gilberto Kassab e do governador Geraldo Alckmin, também estiveram presentes o Subprefeito da Lapa, Coronel Ademar Ramos e o Secretário Municipal de Saúde, Januário Montone que destacou a importância do Hospital Sorocabana para a região.

“Ao longo dos últimos anos, por muitas razões, esse hospital foi se degradando e fechou. Mas, considerando a importância dele para a saúde como o único da região que atendia pelo SUS, o prefeito e o governador determinaram providências para que ele fosse reaberto”, explicou o secretário.

A primeira ação no local será a implantação de uma AMA 24 horas para atender casos de urgência e emergência que se instalará no espaço onde funcionava o antigo pronto-socorro do hospital.

A AMA tem o prazo máximo de 90 dias para ficar pronto e terá a capacidade de até 15 mil atendimentos mensais nas especialidades de clínica geral, pediatria, ortopedia e cirurgia.

A municipalização do Sorocabana também permite à Prefeitura o início imediato da seleção da Organização Social (OS) responsável por todas as adequações e reformas nas instalações do prédio, para que as atividades médicas sejam retomadas.