As “Rotas de Bicicletas” serão inauguradas na Lapa

As Rotas de bicicletas (ciclorrotas) ligam parques e ajudam na sustentabilidade, quebrando o paradigma de que São Paulo não é apropriado para bicicletas. A rota será inaugurada no próximo dia 20 de dezembro.

A CET e a Subprefeitura Lapa implementarão as ciclorrotas, percursos que habitualmente são utilizados por ciclistas e que agora terão sinalizações vertical e horizontal, com pintura no solo, placas de regulamentação e advertência, orientando ciclistas e motoristas que a via é também rota de bicicletas, devendo circular com mais cuidado e com velocidade mais baixa. Pensando no meio ambiente, diminuição do transito e sedentarismo, a partir do dia 20/12/11 será inaugurada a rota de bicicleta da Lapa. O projeto é uma continuação da política municipal de uso da bicicleta, que tem como objetivo transformar a bicicleta em meio de transporte.

As sinalizações totalizaram 234 m² de sinalização horizontal, 239 placas, 162 suportes e 38 faixas de vinil. Além de atender às reivindicações da população que já utiliza a bicicleta no seu dia a dia, o objetivo é também incentivar o uso em viagens pequenas e restritas pelo bairro, em qualquer dia e horário e não só aos domingos. Esse projeto visa desestimular o uso do carro para pequenos deslocamentos como uma ida ao comercio local: padaria, farmácia, entre outros.

A escolha do percurso da ciclorrota foi desenvolvida pelo CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e propostas pela SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação) e pólos de interesse ciclístico de lazer da região. Foram escolhidas vias que possuem baixa frequência de veículos maiores como ônibus e caminhões, tornando assim, as condições do tráfego motorizado favoráveis à convivência com a bicicleta.

Na Lapa, a ciclorrota possui 18 km e ligam os Parques Villa-Lobos e o Parque da Água Branca, além de promover o acesso ao Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), SESC Pompéia e Sociedade Esportiva Palmeiras.

As ruas que a compõem a rota são as seguintes:

Parque Villa- Lobos - Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca):

Av. Pe. Pereira de Andrade, Av. Queiroz Filho, R. Jaspe Negro, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, Pça. José Xavier Muniz, R. Belmonte, R. dos Aliados, Pça. Maria José Felippe, R. Duarte da Costa, R. Pio XI, R. Tito, R. Manuel Jacinto do Rego, R. Fábia, R. Claudio, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe. Chico, R. João Ramalho, R. Dr. Franco da Rocha, R. Turiaçu, R. Dona Germaine Burchard, R. Tanabi, R. Dr. Costa Jr., R. Dona Ana Pimentel.

 

Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca) - Parque Villa- Lobos:

R. Dona Ana Pimentel, R. Dona Germaine Burchard, R. Turiaçu, Pça. Marrey Jr., Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, R. Frei Henrique de Coimbra, R. Claudio, R. Fábia, R. Vespasiano, R. Coriolano, R. Tomé de Souza, Av. Mercedes, R. Duarte da Costa, Pça. John Lennon, R. Barão do Amazonas, R. dos Aliados, R. Belmonte, Pça. José Xavier Muniz, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, R. Barbalha, Av. Queiroz Filho, Av. Pe. Pereira de Andrade.