"E-cata bagulho" começa operar no próximo sábado

A Operação "Cata Bagulho", inicia o ano com novidades, é a Operação "Cata Bagulho Eletrônico" (e-cata bagulho), que tem início no próximo sábado (08/01), juntamente com a operação tradicional

Como o nome já diz, a "Cata Bagulho Eletrônico" irá recolher das ruas da Lapa, Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguaré e Jaguara todo eletroeletrônico que for descartado. São considerados lixos eletrônicos, todo e qualquer aparelho que seja conectado à tomada (computadores, CPUs, impressoras, tvs, microondas, refrigeradores, ferros de passar roupas, etc.).

A iniciativa é uma parceria com a Coopermiti, cooperativa de resíduos sólidos eletroeletrônicos ou lixos eletrônicos, também conhecidos como e-lixo, que ficará responsável por recolher estes materiais e dar-lhes a destinação correta, propiciando sua reciclagem, evitando a contaminação e poluição do meio ambiente.

A primeira operação do "e-cata bagulho' acontece no Jaguara, Vila dos Remédios e Vila Piauí, juntamente com a "cata bagulho" tradicional. As operações ocorrerão sempre de forma simultânea, na mesma região.

Como funciona

Para ter seu lixo eletrônico recolhido, o munícipe não precisará efetuar nenhum procedimento diferente do "cata bagulho" tradicional, basta apenas descartá-lo até as 10h00, nos dias em que a operação estiver programada para sua região.

Vale ressaltar que o cata bagulho tradicional e o cata bagulho eletrônico serão recolhidos por caminhões diferentes, podendo passar para recolhê-los em momentos distintos.Em 2010, a Operação Cata Bagulho, que é realizada todo sábado, retirou cerca de 2.644 toneladas de materiais sem serventia das ruas dos distritos da Lapa, Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguaré e Jaguara, um aumento de aproximadamente 38% em relação ao mesmo período em 2009, cujo saldo foi de 1.915 toneladas.