Coletiva seletiva: conheça os pontos de entrega voluntária na Lapa

A região dispõe de pontos de coleta seletiva e reciclagem, como a rede de supermercados Pão de Açúcar ou a própria Subprefeitura

Na reunião ficou claro que não existir por parte da Arquidiocese qualquer ordem para a desativação do ponto de coletiva, conforme nota publicada pela instituição no dia 31/12/2010, assinada pelo Cônego Antonio Aparecido Pereira, vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação, assim, como, a decisão pelo seu fechamento ser uma resolução da própria Reciclázaro, conforme nota oficial publicada no dia 06/01/2011 e assinada pela presidente da Associação, Maria Angela Mantovani Bastos.

A região dispõe de outros pontos de coleta seletiva e reciclagem, como a rede de supermercados Pão de Açúcar ou a própria Subprefeitura. No caso do Pão de Açúcar, o mais próximo é o da Rua Tito e o horário de recebimento é das 07h00 às 20h00.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Subprefeitura Lapa fica no estacionamento, próximo à praça de atendimento. Nele os materiais recicláveis como garrafas PET, vasos de plantas, bandejas de isopor, revistas, etc., podem ser depositados sem a necessidade de estarem separados. Pilhas e baterias, e óleo de fritura usado (podem ser despejados em locais específicos ou depositado em garrafas PET no galão grande).

O PEV é apenas para os moradores da região e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00. O comércio, que dispõem de uma quantidade maior de materiais devem contatar uma das cooperativas mais próximas combinar diretamente o recolhimento: Cooperação (11)3836-9043, Cooper Vivabem (11) 3833-9022 e Cooperativa Mofarrej (11)3642-0096.

Veja abaixo, as notas de esclarecimento referente ao fechamento do ponto de coleta seletiva da Paróquia São J. de Maria Vianney:

Nota de esclarecimento Arquidiocese de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo esclarece, tendo em vista notícias difundidas sobre a suposta desativação da Associação RECICLÁZARO, na Paróquia São João Maria Vianney (Região Lapa desta Arquidiocese), o que segue:

1. Não houve nenhuma decisão da Autoridade Arquidiocesana sobre a desativação do RECICLÁZARO; tais notícias, portanto, são falsas e não passam de especulação;

2. A transferência do atual Pároco, Pe. José Carlos Spínola, da Paróquia S.João Maria Vianney para outra Paróquia é uma decisão pastoral da Arquidiocese e faz parte normal da prática eclesial; os padres, de tempos em tempos, são transferidos e recebem novas missões. Tal decisão, porém, não implica na desativação da obra social do RECICLÁZARO.

3. Deseja a Arquidiocese que sejam apoiadas as obras sociais ligadas à Igreja, e constituídas de maneira adequada, para que possam beneficiar da melhor forma os pobres e demais pessoas necessitadas de nossa cidade.

 

São Paulo, 31 de dezembro de 2010


Cônego Antonio Aparecido Pereira
Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação

Comunicado Reciclázaro

"Esclarecimento da Associação Reciclázaro sobre desativação do ponto de coleta seletiva na Paróquia São João Maria Vianney"

Sobre a desativação do ponto de coleta seletiva de material reciclável ao lado da Paróquia São João Maria Vianney, na Lapa, a Associação Reciclázaro esclarece que:

1) Concorda com os termos da "Nota de Esclarecimento" publicada no dia 31/12/2010 pela Arquidiocese de São Paulo, da qual sempre teve apoio em seus inúmeros serviços junto à população em situação de exclusão social;

2) O local da coleta seletiva na Paróquia São João Maria Vianney foi desativado por entendimento da própria Associação, e não por oposição, orientação ou ordem da Arquidiocese de São Paulo, nem da autoridade eclesiástica;

3) Os trabalhadores da cooperativa Reciclázaro continuarão as suas atividades de coleta em outros pontos.

 

Maria Angela Mantovani Bastos
Presidente da Associação Reciclázaro

São Paulo, 06 de Janeiro de 2011