Prefeitura lança ferramenta de participação para sugestão de locais para implantação do Programa de Expansão do WiFi Livre SP no Gestão Urbana

A consulta pública ficará aberta pelo período de 45 dias e pretende coletar contribuições e sugestões por parte dos diversos interessados e da sociedade civil

 Em mais uma iniciativa para ampliar o diálogo entre o poder público municipal e a sociedade civil, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (SES), lança mais uma plataforma de participação. Desta vez, os usuários poderão sugerir localidades, intervenções e alternativas de viabilização e execução do Programa de Expansão do WiFi Livre SP.

A nova ferramenta, que apresenta o conteúdo do Programa de Expansão do WiFi Livre SP da SES, está disponível na plataforma Gestão Urbana, que até então abrigava assuntos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

A consulta pública sobre o Programa de Expansão do WiFi Livre SP ficará aberta pelo período de 45 dias e pretende coletar contribuições e sugestões por parte dos diversos interessados e da sociedade civil, de modo a identificar as potenciais localidades, os diversos tipos de intervenção e os possíveis modelos de parceria com a iniciativa privada para a implementação do Programa.

Entre as etapas de participação para sugestão de localidade, o usuário poderá compartilhar ou apoiar uma proposta enviada por outra pessoa, ou enviar sua própria proposta, incluindo foto do local sugerido, endereço, informações específicas e a descrição do “por que você sugere este local para instalação do WiFi Livre SP”. Já na sugestão de intervenções, a participação será via formulário, permitindo ao usuário opinar entre outras coisas, sobre o mobiliário urbano, espaço para recarga de celular e locais para recreação. Também será permitido o cadastro voluntário de agentes promotores de intervenções urbanas interessados em participar do futuro programa.

Por meio desse Programa, a Prefeitura de São Paulo pretende aumentar o impacto e a amplitude das iniciativas de conectividade do município, aproveitando a oportunidade para desenvolver parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil, visando à gestão e manutenção dos espaços públicos digitais na cidade.

Para acessar a plataforma clique aqui.

O Programa
O WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços.

Os 120 pontos existentes estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na zona norte, 36 na leste, 28 na sul e 15 na zona oeste, de modo que aquilo que atingiu quase 300% da meta 73 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2013-2016). A expectativa com o programa é ampliar ainda mais o alcance em toda cidade.

Os usuários têm direito a uma velocidade individual e efetiva de 512 kbit/s, estável e de qualidade, suficiente para assistir a vídeos, baixar arquivos e navegar pela Internet. Qualquer cidadão pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão wifi. Não é preciso ter cadastro para navegar.

Dúvidas? Escreva para consultawifi@prefeitura.sp.gov.br


Praças com wi-fi na região do Jaçanã e Tremembé.

Jaçanã – Praça Doutor João batista vasques

Tremembé – Praça Mariquinha Sciascia