02/09/2010 16h27

Share

Jaçanã faz festa pelos seus 140 anos

Atividades no CEU Jaçanã, Feiras de Artesanato e Miss Jaçanã irão agitar a região nesta semana; entre os destaques musicais estão os shows com Demônios da Garoa, Gustavo Lins e Nuwance

O mês de setembro está recheado de atrações para quem mora na região do Jaçanã, na Zona Norte da Cidade. No dia 14 de setembro o bairro completa 140 anos, e como já é costume, a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé vai promover vários eventos gratuitos a partir quarta-feira (08) para comemorar a data.

Haverá de 08 a 12 de setembro, no CEU Jaçanã diversas atividades como: Jaçanã – ontem, hoje e sempre, Quintas Culturais, Cinemagia e Oficinas Culturais.

No sábado (11) no Clube Guapira haverá Show de talentos musical, Mini Miss e Miss Jaçanã 2010 e no dia 18 Campeonato de Truco.

Já na Praça João Batista Vasquez as atrações começam sábado (11), com Feira de artes e artesanato e continua no domingo (12), com Zeladoria do planeta Brasil no Jaçanã, Feira de artes e artesanato e feira da saúde.

Para o Subprefeito administrar a região do Jaçanã/Tremembé é gratificante. “Mais um aniversário desse querido bairro, Jaçanã. Cantado em verso pelo saudoso Adoniran Barbosa que modificou a história desse rincão. Eu, como nascido e morador da região norte, tendo residido por 17 anos no bairro, sinto-me bem a vontade para falar aos Jaçanenses o quanto é gratificante ser Subprefeito do Jaçanã e do Tremembé. Parabéns e que todas nós possamos contribuir para o engrandecimento dessa que é considerada a região mais verde da Capital”, diz o subprefeito.

Para encerrar as comemorações, a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé programou atrações musicais para tradicional festa da região. No domingo (12), a festa será organizada pela rádio Transcontinental FM, das 12h00 às 18h00, e terá os grupos como: Demônios da Garoa, Nuwance, grupo É demais, Lance da Lua, Nossa Onda e Gustavo Lins no palco da Avenida Benjamin Pereira.

História do bairro

Para contar um pouco da história do bairro do Jaçanã não se pode deixar de citar o grande músico Adoniran Barbosa que completou neste ano o seu 100° aniversário e com a canção Trem das Onze, divulgou o nome do bairro para todo o país.

De acordo com o Arquivo Histórico Municipal, em 1874 o grande número de mendigos da cidade motivou a criação Asilo de Medicina Municipal – hoje Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. O Hospital dos Morféticos, inaugurado em 1905, abrigou 80 leprosos e funcionou até 1930. Após sua reforma, foi reaberto em 03/06/1931 com o nome de Hospital para Tuberculosos São Luiz Gonzaga – atual Hospital São Luiz Gonzaga.

Por causa dessas instituições, durante muitos anos o bairro foi praticamente uma zona hospitalar. Além dos hospitais citados, havia ainda o Asilo dos Inválidos e o Sanatório Padre Bento.

Em 1949, o Jaçanã inaugurou o primeiro estúdio de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela, primeiro foco cultural do bairro.

O trem, ao qual a música de Adoniran faz referência, ligava o centro da cidade ao reservatório de água da Cantareira. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro e chegava a Guarulhos.

O Tramway da Cantareira, em atividade desde 1893 até 1965, teve como objetivo inicial suprir a necessidade de transporte de materiais para a construção da adutora que levaria água do reservatório da Cantareira para São Paulo. No entanto, a “Maria-Fumaça” transformou-se no meio de transporte mais eficiente também para os moradores da região, quando, em 1895, tiveram inicio as viagens de recreio para a população. Seu traçado férreo está preservado sob caminho do Metrô entre as estações Luz e Santana/Tucuruvi.

A antiga estação de trem do Jaçanã foi demolida em 1966 e deu lugar à Praça Comendador Alberto de Souza.

Confira a programação completa do aniversário do Jaçanã:

Dia: 8 a 12
Horário: 10h00 às 18h00
Atividade: JAÇANÃ – ONTEM, HOJE E SEMPRE
Local: CEU JAÇANÃ

Dia: 9 a 12
Horário 10h00 às 18h00
Atividade: OFICINAS CULTURAIS
Local: CEU JAÇANÃ

Dia: 8
Horário: 19h00
Atividade: CINEMAGIA
Local: CEU JAÇANÃ

Dia: 9
Horário: 19h30
Atividade: QUINTAS CULTURAIS
Local: CEU JAÇANÃ

Dia: 11
Horário: 12h00 às 16h00
Atividade: SHOW DE TALENTOS MUSICAL
Local: CLUBE GUAPIRA

Horário: 16h00 às 19h00
Atividade: MISS e Mini Miss JAÇANÃ 2010
Local: CLUBE GUAPIRA

Horário: 09h00 às 17h00
Atividade: FEIRA DE ARTES E ARTESANATO DO JAÇANÃ
Local: PRAÇA JOÃO BATISTA VASQUEZ

Dia: 12
Horário: 07h30 às 10h30
Atividade: ZELADORIA DO PLANETA BRASIL NO JAÇANÃ
Local: PRAÇA JOÃO BATISTA VASQUEZ

Horário: 09h00 às 13h00
Atividade: FEIRA DE ARTES E ARTESANATO DO JAÇANÃ
Local: PRAÇA JOÃO BATISTA VASQUEZ

Horário: 09h00 às 13h00
Atividade: FEIRA DA SAÚDE
Local: PRAÇA JOÃO BATISTA VASQUEZ

Horário: 12h00 às 18h00
Atividade: ANIVERSÁRIO DO JAÇANÃ – TRANSCONTINENTAL FM
Local: AVENIDA BENJAMIM PEREIRA

Dia: 18
Atividade: CAMPEONATO DE TRUCO
Local: CLUBE GUAPIRA