Prefeitura apresenta ações para a Operação Chuvas de Verão

Plano para minimizar impactos das chuvas prevê a remoção de 18 mil árvores, limpeza semanal de 5,1 mil bocas de lobo, revitalização de 1.995 cruzamentos semafóricos até dezembro e obras de microdrenagem em 35 pontos de alagamento até abril. Novo portal será lançado para o cidadão verificar a situação de trânsito, alagamento e intervenções na cidade em tempo real

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (22) uma série de ações integradas que visam minimizar os impactos do período de chuvas, entre o fim deste ano e o início de 2014, na vida dos paulistanos. A ‘Operação Chuvas de Verão’ é composta por obras, intervenções e medidas divididas em três eixos: preventivo, estrutural e informativo, que serão supervisionados por nove grupos temáticos e terão o envolvimento de 14 secretarias municipais nos trabalhos.

Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, quando terminou o período de chuvas desse ano, o prefeito determinou à equipe de secretários que preparasse um plano para enfrentar as chuvas de verão. Mais do que isso, um planejamento a médio e longo prazo de enfrentamento desse fenômeno que acontece todos os anos na cidade de São Paulo.

No eixo preventivo estão as ações realizadas durante todo o ano de 2013 em relação à limpeza e manutenção. Estão previstas as remoções de 18 mil árvores doentes até dezembro - até outubro foram feitas 13.129 remoções. Também faz parte da meta do plano a limpeza frequente de 7,4 mil bocas de lobo, sendo 5,1 mil com periodicidade semanal e outras 2,2 mil de forma quinzenal, além de intervenções semanais em 1,4 mil pontos viciados de descarte.

Ainda no eixo preventivo, está prevista a revitalização semafórica de 1.995 cruzamentos semafóricos até dezembro, sendo 365 com No Breaks. Até o dia 19 de novembro, 1.172 cruzamentos semafóricos foram revitalizados. Placas informativas com alertas sobre a possibilidade de alagamentos no caso de chuvas intensas também estarão espalhadas pela cidade.

No eixo estrutural do plano está a criação da Central de Manutenção Semafórica, com investimento de R$ 2,5 milhões, que conseguirá monitorar 24 horas por dia a situação dos semáforos e ajudar no encaminhamento da manutenção.

Estão previstas, também, a entrega de 22 obras de microdrenagem pelo Programa de Redução de Alagamentos (PRA) até dezembro e outras 11 até abril de 2014. Duas obras nesses pontos de alagamentos frequentes (Itaim Paulista e Emerlino Matarazzo) já foram entregues, completando 35 intervenções para a operação. Também dentro do plano foram iniciadas neste ano as obras de macrodrenagem em três córregos: Ponte Baixa, Bacia do Córrego do Cordeiro e Sumaré/Água Preta.

Segundo o prefeito, uma das principais dificuldades do poder público diante das chuvas que comumente atingem a cidade é a sensibilização dos munícipes.
Após a cerimônia, a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, do Palavra Cantada, apresentou um número musical com o tema da campanha, que destaca exatamente a forma correta de se descartar o lixo: “Tudo deve ir para a lixeira”.

Informação em tempo real

Campanhas publicitárias serão feitas pela Prefeitura e concessionárias entre dezembro e março, tanto com caráter educativo, quanto preventivo. O eixo informativo prevê, além do fortalecimento da Central de Informação 156, ainda o lançamento do novo portal da Prefeitura, em dezembro, onde o cidadão poderá verificar a situação de trânsito, alagamento e intervenções em tempo real. Relógios, pontos de ônibus e pontos de mídia internos e externos, além de redes sociais divulgarão dados e informações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) e do Centro de Controle Integrado (CCOI).

A Operação Chuvas de Verão conta com a coordenação da Prefeitura, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Veja a apresentação completa da Operação Chuvas de Verão.