Prefeitura entrega moradias em área da Operação Urbana Água Espraiada

Município construirá cerca de 4 mil apartamentos para famílias que vivem na região da intervenção urbana. Mais 356 unidades têm entrega prevista para 2016

O prefeito entregou, nesta quarta-feira (14), apartamentos para 74 famílias no Jabaquara, zona sul. As unidades foram construídas com recursos da Operação Urbana Água Espraiada. Na região, estão em construção mais 356 unidades, sendo 102 com entrega prevista para o início do próximo ano e 254 previstas para o final de 2016.

“Com os recursos da operação urbana, só para moradia nós estamos desapropriando aqui 110 glebas. Vocês vão morar em um bairro estruturado, que vem melhorando a cada década. Não basta o teto, tem que estar integrado na cidade, com um conjunto de serviços disponíveis”, afirmou o prefeito.

Os imóveis entregues nesta manhã têm área útil de 50 metros quadrados com dois dormitórios, sala, sacada, banheiro, cozinha e área de serviço. No condomínio, oito unidades são destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O edifício é composto por doze pavimentos com seis apartamentos por andar e dois no piso térreo.

“Estou no Jabaquara desde os anos 70. A favela da Rocinha sempre foi considerada de uma condição degradante. As pessoas que vão morar no residencial já vivem aqui no bairro, mas agora de uma forma digna”, disse Olavo Geraldo, um dos novos moradores do condomínio.

As famílias terão também salão de festas, quadra recreativa, churrasqueira, área de lazer coberta e descoberta, bicicletário, estacionamento para moto e uma vaga de estacionamento para pessoa com deficiência física.

“Nós estamos com quase 5 mil unidades viabilizadas só para vocês que moram aqui na área da operação urbana. Três mil e quinhentas [unidades] são de terrenos que foram desapropriados e houve um chamamento pela Cohab. Já temos as construtoras que ganharam essas licitações, que já estão desenvolvendo os projetos”, explicou o secretário de Habitação. Também participou da inauguração o subprefeito do Jabaquara e os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura Urbana.

Antes da inauguração, a cometiva visitou as obras para mais 254 unidades habitacionais na região. O empreendimento é composto por três blocos em um terreno de 5 mil metros quadrados. Todos os apartamentos têm a mesma estrutura dos entregues nesta quarta-feira (14), com equipamentos de serviços e lazer. No bairro, estão ainda em construção mais 102 unidades, em um edifício com dois blocos, ambos com oito pavimentos e 51 unidades cada um.


Operação urbana
A Operação Urbana Água Espraiada estende seu arco de interferência do bairro Americanópolis e da Rodovia dos Imigrantes ao Brooklin, e deste à Vila Cruzeiro, na zona sul. O objetivo dos investimentos é a revitalização da região por meio de melhorias nas áreas de habitação, mobilidade urbana, serviços, meio ambiente e lazer.

“Nós estamos dentro de uma operação urbana que, mais do que obras, tem uma concepção de privilegiar a área social de tudo que tem que ser feito. Estas são as primeiras unidades habitacionais que estamos entregando e a regra é as pessoas continuarem a morar no lugar em que elas construíram seus laços de família e suas relações”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras.

Entre outras intervenções da operação estão a revitalização paisagística e arquitetônica do Parque do Chuvisco, com área de 35 mil m², a canalização do córrego Pinheirinho, as obras de prolongamento da avenida Roberto Marinho, o prolongamento da avenida Chucri Zaidan até a avenida João Dias, as novas pontes Laguna e Itapaiúna, implantação da Via Parque e de Parque Linear e a construção, pela administração municipal, de quatro mil unidades habitacionais. Todas estas intervenções receberão investimentos de R$ 4 bilhões.

Jardim Edite
Após a entrega dos apartamentos, o prefeito conheceu o projeto para ampliação do Conjunto Habitacional Jardim Edite, no Brooklin, zona sul. No local, serão construídos mais 68 apartamentos de 50 metros quadrados, sendo três adaptados para pessoas com deficiência. O edifício será de 13 pavimentos, com dois elevadores e área de lazer condominial. Os apartamentos terão dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área de serviço

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação