Secretário visita UBS/AMA Americanópolis e Vila Clara

Unidades estão em processo de integração dos serviços

Na AMA/UBS Vila Clara, o secretário vistoriou as instalações da unidade e a sala de emergência, que está em reforma para resolver problemas estruturais no ambienteNa AMA/UBS Vila Clara, o secretário vistoriou as instalações da unidade e a sala de emergência, que está em reforma para resolver problemas estruturais no ambiente

Na última sexta-feira (9) o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visitou as unidades AMA/UBS Integradas Americanópolis e Vila Clara (zona Sul). Além de visitar os espaços das unidades integradas, o secretário conversou com a população e ouviu demandas dos funcionários, que estavam em reunião do “Fortalecendo a Atenção Básica”. Padilha esteve acompanhado por representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste), da STS Vila Mariana Jabaquara, assessoria da Subprefeitura Jabaquara e membros do conselho popular da região.

A visita começou por volta das 10h30, à unidade Americanópolis, no distrito administrativo Jabaquara, onde vivem mais de 223 mil pessoas. A unidade municipalizada funciona com modelo tradicional e Estratégia da Saúde da Família (ESF) e está em processo de integração com a AMA Americanópolis.

A AMA é uma unidade de pronto-atendimento de baixa e média complexidade. Atende a população da área de abrangência da UBS, bem como usuários de livre demanda de clínica médica e pediatria.

Em dezembro de 2014, a unidade concluiu a reforma de adequação dos setores, visando à integração dos serviços. Hoje, a equipe da Atenção Básica da unidade conta com dois ginecologistas, dois clínicos, três pediatras, um nutricionista, dois auxiliares de enfermagem, quatro auxiliares de serviços, dois oficiais administrativos e um atendente.

Na ESF a unidade tem a disposição quatro equipes e deve contratar outras quatro, que contribuirão com a cobertura de 100% do território. Para completar o atendimento, a AMA ainda mantém 18 clínicos e 12 pediatras que atuam em regime de plantão.

Vila Clara

Na AMA/UBS Vila Clara, o secretário vistoriou as instalações da unidade e a sala de emergência, que está em reforma para resolver problemas estruturais no ambiente. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2005 e também está em processo de integração com a AMA Vila Clara. Localizada no distrito do Jabaquara, ela abrange uma população de mais de 23.500 habitantes (85% são SUS dependente).

Para atender a comunidade, a unidade conta com seis médicos generalistas, sendo três do Programa Mais Médicos, seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 36 agentes comunitários, oito auxiliares técnicos administrativos, três cirurgiões dentistas, três auxiliares de saúde bucal e dois técnicos de saúde bucal, e seis equipes de ESF. Em regime de plantão, a AMA ainda dispõe de 12 clínicos e 12 pediatras.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde