20ª edição da Ação Prefeitura no Bairro registra mais de 2 mil atendimentos

Prefeito acompanhou ação neste sábado no Jabaquara, na zona sul, e visitou obras do futuro CEI Cidade Azul, na mesma região

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito acompanhou neste sábado (29) as ações da 20ª edição do programa Prefeitura no Bairro, realizada no Jabaquara, na zona sul da capital. Em uma semana, as tendas instaladas na Praça Francisco de Assis atenderam mais de 2.000 pessoas.

"Essa ideia que a vice-prefeita desenvolveu junto à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras é para aproximar a população do serviço público e melhorar a qualidade de informação da Prefeitura. Tem muita coisa simples de resolver que às vezes leva meses. Com essa atividade aqui nós encurtamos essa distância. Ao invés de levarmos um, dois meses para resolver um problema, resolvemos em uma única semana", afirmou o prefeito.

Desde a última segunda-feira (24) tendas de atendimento foram instaladas no bairro. Nelas, a população pode usufruir de mais de 150 serviços oferecidos pelas secretarias municipais, como emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego, confecção de cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), cadastro em programas sociais do município e atividades de lazer e cultura.

Juntas, as tendas realizaram 2.059 atendimentos neste período. As que tiveram maior procura pelos munícipes foram a unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo (CATe), com 639 atendimento; a de Esportes com 381; e a da Diretoria Regional de Ensino, com 196 solicitações demandadas.

Coube à Subprefeitura o trabalho de zeladoria. Foram limpos 9.600 metros quadrados de córregos, 220 buracos tapados e 182 bocas de lobo limpas, além do recolhimento de mais de 33 toneladas de lixo e entulho.

"Esse programa reflete o pensamento democrático da gestão, que traz o debate com a comunidade e a aproximação com o cidadão para que os rumos da cidade de São Paulo sejam debatidos e decididos conjuntamente", afirmou o subprefeito do Jabaquara.

Durante a visita às tendas da iniciativa Prefeitura no Bairro, o prefeito lembrou que em breve a população será beneficiada com um dos principais equipamentos de saúde da cidade, o Hospital Vila Santa Catarina, que já possui alguns leitos em funcionamento, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já inaugurada no local. "O hospital está ficando pronto e em outubro nós vamos inaugurar mais uma ala", disse.

A Subprefeitura de Jabaquara concentra quase 225 mil moradores, de acordo com o Censo de 2010, e recebe o Prefeitura no Bairro pela primeira vez.

O prefeito aproveitou a visita ao bairro para também vistoriar as obras do futuro Centro Educacional Infantil (CEI) Cidade Azul, iniciadas em julho de 2015. No terreno de 880 metros quadrados, serão construídos dois pavimentos que abrigarão salas e berçários para 205 crianças de 0 a 3 anos de idade. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade deverá ser concluída em meados de 2016.