Obras de habitação social e canalização de córregos da Operação Urbana Água Espraiada apresentam novidades

As obras de três prédios destinados às famílias de baixa renda da OUCAE estão avançadas.

A HIS 3, localizada na Rua Dornas Filho, nº 72, se encontra em fase final de acabamentos, limpeza e retoques. O paisagismo também já foi concluído e os elevadores estão sendo testados e instaladas as portas.

Ao todo são 74 unidades habitacionais, sendo seis apartamentos por pavimento, incluindo o térreo. O prédio conta com um bicicletário e quadra de esportes, churrasqueira e três salões de festa. Alguns dos futuros moradores do local já foram conhecer as unidades. Os apartamentos agora só aguardam as ligações de serviços da Eletropaulo e Sabesp para que tudo esteja concluído.

Fachada do prédio do edifício HIS 3, 74 unidades habitacionais serão entregues em breve

Fachada do prédio do edifício HIS 3, 74 unidades habitacionais serão entregues em breve

Já as obras da HIS 46, localizada na Rua Coriolano Durand, se encontram em fase final de fundação. Serão três torres que juntas somarão 262 unidades habitacionais.

Toda a contenção do terreno já foi feita e está sendo realizado o grampeamento do solo. Na Torre A serão oito pavimentos com 64 unidades, na Torre B serão 14 pavimentos com 140 unidades e na Torre C serão 10 pavimentos com 58 unidades. Cada unidade terá uma garagem, obedecendo às novas normas do Minha Casa Minha Vida prevista pela Caixa Econômica Federal.

Na HIS 18, localizada na Av. Hélio Lobo, em frente às intervenções iniciadas de canalização do Córrego Pinheirinho, as obras se encontram em fase de acabamento interno tais como gesso, forro, revestimentos cerâmicos e distribuições hidráulicas e elétricas.

No primeiro pavimento já está sendo feita a pintura das unidades. Serão 102 unidades distribuídas em oito pavimentos, sendo 12 unidades por andar.

Do total, 12 unidades serão distribuídas no piso térreo, com seis destinadas a moradias e as outras seis para estabelecimentos comerciais.

A Operação Urbana Água Espraiada prevê também obras de recuperação do Parque do Chuvisco, prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho, canalização do Córrego do Pinheirinho, criação e implantação do parque linear, construção de duas pontes sobre o rio Pinheiros e ampliação da Avenida Chucri Zaidan.

No Córrego Pinheirinho, dos 500 metros previstos de canalização, 100 metros já estão em obras. O restante aguarda remoção de famílias que vivem no entorno do córrego e dentro dele. Já foram realizadas as obras de estacas de contenção do córrego e as próximas etapas serão o rebaixamento e instalação das placas pré-moldadas e início da canalização.

O Córrego Água Espraiada, dos 500 metros previstos, 80 metros estão sendo executados. Está sendo feita a limpeza do fundo do leito para iniciar a instalação das placas (paredes). Parte dessa área será transformada em parque linear.

Após concluída a canalização dos 500 metros do Córrego Água Espraiada, começa a obra de interligação da Avenida Roberto Marinho até a Rua Pedro Bueno, o que irá, além de facilitar o trânsito local, também retirar o tráfego pesado nas ruas do bairro e melhorar o tráfego na Avenida Lino de Moraes, fazendo dessa forma uma ligação direta com a Avenida Roberto Marinho, principal via do local.

O engenheiro José Carlos da Silva, da SPObras, que acompanha as intervenções, esclarece: “As obras servirão para melhorar o trânsito no local, remover famílias que vivem às margens do córrego dando-lhes habitações mais dignas e também recuperar o paisagismo na região com a construção e implantação de parques lineares, além de eliminar o esgoto que corre a céu aberto nos dois córregos”.

Fonte: SPObras