Prefeitura de São Paulo anuncia programação do Circuito São Paulo de Cultura 2015

Programa da Secretaria Municipal de Cultura leva atividades gratuitas para toda a cidade, em mais de 40 pontos, como bibliotecas, centros culturais, teatros, pontos de cultura e ônibus-biblioteca

De Secretaria Municipal de Cultura

O Circuito São Paulo de Cultura, nova política de programação da Secretaria Municipal de Cultura, chega em 2015 com novidades. Além da programação de música, teatro, dança e infantil, que foi o foco das ações na primeira edição do programa em 2014, para este ano, o programa prepara uma extensa programação de cinema, circo e literatura, com entrada franca em todas as sessões. Ao todo, serão investidos R$ 5,4 milhões na primeira fase, que se estende de março a julho.

“É um programa que mostra que a Secretaria Municipal de Cultura promove eventos em todas as regiões da cidade de forma contínua, potencializando o uso dos equipamentos municipais com programação de diferentes linguagens artísticas e de qualidade. Esta política pode se tornar a mais ampla ação cultural da cidade, pois ela também se combina com outros eventos também promovidos pela Prefeitura de São Paulo e mais concentrados e especializados como o Mês do Hip Hop, Aniversário da Cidade, Virada Cultural, entre outros”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

O show de abertura – que dará o pontapé inicial para uma programação com mais de 500 atividades distribuídas por 40 espaços em toda a cidade –, traz as cantoras ZAZ, Tulipa Ruiz e Céu, em show gratuito no Auditório Ibirapuera no dia 22 de março. Sucesso internacional, a cantora francesa ZAZ apresenta o repertório de seu mais novo trabalho, lançado em 2014, o disco “Paris”, uma homenagem à capital francesa. Na sequência, o público confere as apresentações das cantoras brasileiras Céu e Tulipa Ruiz.

+ Saiba mais sobre a programação de abertura

A programação de artes cênicas, que inclui dança, teatro e circo, traz opções para todas as idades. A programação de dança começa com uma temporada de 2 a 12 de abril do espetáculo da Focus Cia. De Dança, intitulado Saudade de mim. Em junho, os Teatros Zanoni Ferrite, João Caetano e Alfredo Mesquita recebem “Rêverie”, da dançarina e coreógrafa Morena Nascimento. Entre as atrações de teatro, o espetáculo “Não vejo Moscou da janela do meu quarto”, com direção da premiada Silvana Garcia, fará duas curtas temporadas nos teatros Leopoldo Fróes (Santo Amaro), dias 3, 4 e 5 de abril e dias 24, 25 e 26 de abril no Zanoni Ferrite (Vila Formosa). Em maio, a companhia Dzi Croquettes, que possui três membros remanescentes do grupo da década de 1970, apresenta a montagem musical que traz a irreverência, o vigor físico e o humor do famoso grupo no Teatro João Caetano (Vila Mariana). A comédia “Vidas Privadas, dirigida por José Possi Neto, será encenada nos Teatros Alfredo Mesquita (Santana) e Flávio Império (Cangaíba), no mês de junho.

Clarice Niskier, em cena do espetáculo “A alma imoral”, sobe ao palco do Centro Cultural da Juventude e também do Teatro Leopoldo Fróes (Santo Amaro) levando a montagem minimalista que investiga conceitos milenares como corpo e alma, certo e errado, obediência e desobediência, questionando diversos paradigmas. A Cia. La Mínima apresenta a montagem “A noite dos palhaços mudos”, com texto de Laerte e o ator Domingos Montagner no elenco, nos Teatros Zanoni Ferrite (Vila Formosa) e Leopoldo Fróes (Santo Amaro).

Por meio de uma parceria com o programa São Paulo Carinhosa, as atividades voltadas ao público infanto-juvenil recebem novamente atenção especial. A Cia. Nau de Ícaros apresenta o espetáculo circense “Tirando os pés do chão”, no Teatro Alfredo Mesquita, entre 27 e 29 de março. O grupo Pequeno Cidadão, formado pelo guitarrista Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, interpretam músicas dançantes e animadas junto com seus filhos em shows no Teatro Zanoni Ferrite (Vila Formosa), dia 10 de maio e Sala Olido (Centro), dia 24 de maio. Diversos roteiros do programa Ônibus-Biblioteca recebem atividades da Companhia Cantando Conto, ao longo do mês de abril. As Cias. Pia Fraus e Truks, referência em teatro infantil, apresentam seus espetáculos em maio e junho, respectivamente. Durante as férias de julho, a Cia. Le Plat Du Jour fará uma mostra de seu repertório no Centro Cultural da Penha, que abriga o Teatro Martins Penna.

O cinema agora passa a fazer parte da programação regular do Circuito São Paulo de Cultura. Reunindo programadores do Cine Olido, do Centro Cultural São Paulo, da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, além da parceria com a Spcine, empresa municipal de cinema e audiovisual de São Paulo, a área de cinema promoverá mostras dedicadas ao cinema brasileiro e estrangeiro, com enfoque em produções pouco conhecidas no Brasil. Um dos principais focos de atuação será também o lançamento regular de filmes brasileiros que não encontraram tela de exibição comercial. A essas ações, se juntam estreias, sessões especiais, debates e premières. Por meio do Circuito São Paulo de Cultura, também serão adquiridos filmes para os acervos das bibliotecas públicas.

Entre as novidades, na área de literatura, estão encontros com escritores em diversas bibliotecas, pontos de leitura e ônibus-biblioteca. Os quadrinistas Fabio Moon e Gabriel Bá participam de encontros com o público no Ponto de Leitura Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, dia 5 de maio; Bibliotecas Rubens Borba de Moraes, em Ermelino Matarazzo, dia 12 de maio e Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, em 11 de junho. Nos encontros, os irmãos falam sobre o trabalho no campo das HQs (histórias em quadrinhos) e do próximo trabalho que será lançado ainda este ano: uma adaptação para os quadrinhos do romance “Dois Irmãos”, do escritor Milton Hatoum.

O amazonense Milton Hatoum, um dos autores convidados do Salão do Livro de Paris neste ano, também integra a programação de encontros do Circuito São Paulo de Cultura em três datas do mês de abril: dia 9 no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes; dia 14 na Biblioteca Helena Silveira e dia 16 no Centro Cultural da Juventude. O autor de obras como “Cinzas do Norte” e “Relato de um certo Oriente” elaborou com exclusividade para o programa o livreto “Sete Crônicas”, com textos extraídos do livro “Um solitário à espreita”. A edição de bolso será distribuída gratuitamente a todos os participantes dessas atividades de mediação de leitura.

Além dos encontros, foram preparadas três mesas temáticas: Música e Literatura, com Emicida, Rômulo Fróes, José Miguel Wisnik e Fabrício Corsaletti, com mediação do editor José Guilherme Pereira, na qual eles discutem a relação entre os dois temas. O encontro acontece em 6 bibliotecas, com abertura na Mário de Andrade, no dia 7 de julho, às 20h; em Biógrafos e Biografados, o escritor Lira Neto, autor da biografia de José de Alencar e Rodrigo Alzuguir, que escreveu sobre a vida do compositor Wilson Batista debatem o assunto com mediação do editor Joaquim Toledo Jr; O quadrinista Rafael Campos Rocha e a escritora Janaína Tokitaka falam sobre as relações entre quadrinhos e literatura na mesa especial sobre HQs.

Entre as atrações musicais, estão shows com o rapper Rael, Daúde, Angela Ro Ro, Marcelo Jeneci, Teatro Mágico, Zezo Ribeiro com Elba Ramalho, Felipe Catto, Mariana Aydar, Vespas Mandarinas, Wanderléa, Angela Maria, Cauby Peixoto, Zizi Possi, Arnaldo Antunes, Duani, Guilherme Arantes, Cachorro Grande, entre outros. Os shows acontecem em espaços como Sala Olido (Centro), Teatro Décio de Almeida Prado (Itaim Bibi), Teatro João Caetano (Vila Mariana), Teatro Flávio Império (Cangaíba), Teatro Zanoni Ferrite (Sapopemba), Teatro Alfredo Mesquita (Santana), Centro Cultural da Juventude (Vila Nova Cachoeirinha), Centro Cultural São Paulo (Centro), Teatro Martins Penna (Penha), Teatro Leopoldo Fróes (Santo Amaro), Teatro Cacilda Becker (Lapa) e nas Bibliotecas Monteiro Lobato (Centro), Biblioteca Viriato Correa (Vila Mariana) e Biblioteca Cassiano Ricardo (Tatuapé) e Galeria Olido – Sala Olido (Centro) e Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), Biblioteca Gilberto Freire (Sapopemba), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes) e Biblioteca Mário de Andrade (Centro).

+ Confira a programação completa

Sobre o Circuito São Paulo de Cultura
Depois de uma bem-sucedida experiência em 2014 – cujos resultados práticos foram o aumento significativo de público (42%) nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e diversificação da programação, promovendo mais de 1.000 atrações ao longo do ano, atingindo mais de 1 milhão de pessoas, em todas as regiões da cidade, gratuitamente.