Novo ecoponto no Jabaquara receberá até 250 toneladas de resíduos por mês

População poderá depositar recicláveis, móveis velhos, entulho e madeira no equipamento. Cidade conta atualmente com 79 equipamentos do tipo

De Secretaria Executiva de Comunicação

O novo ecoponto aberto pela Prefeitura no bairro do Jabaquara (na esquina da rua Jupatis com a rua Genaro de Carvalho), zona sul, receberá até 250 toneladas por mês de resíduos como recicláveis, móveis velhos, entulho e madeira. O local é destinado à entrega voluntária e gratuita de materiais, evitando sujeira e danos ambientais. O prefeito Fernando Haddad inaugurou o equipamento nesta terça-feira (17) e convidou a população a adotar o hábito de utilizar o ecoponto.

“O ecoponto melhora as condições ambientais do bairro, impede a proliferação dos pontos de descarte irregular de lixo, que acabam degradando a cidade, o meio ambiente, gerando insegurança. O equipamento dialoga com a segurança pública, com a saúde, com a limpeza urbana. O custo é barato, mas o mais importante é que as pessoas usem”, afirmou Haddad.

O ecoponto funciona todos os dias, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A população pode descartar resíduos da construção civil, como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmica e sem amianto, e grandes objetos, como móveis e restos de poda de árvores. Outro serviço é a coleta de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais, que são enviados para centrais de triagem.

Com o ecoponto inaugurado, a cidade passa a contar com 79 equipamentos. Segundo a secretaria de Serviços, serão 140 equipamentos em toda a cidade em 2016. A criação de cada ecoponto recebe investimentos de cerca de R$ 200 mil. “O uso do ecoponto é um gesto de cidadania e de valorização do bairro. A população pode trazer entulho, resto da construção, móveis. Destinar o lixo corretamente é uma contribuição para a cidade”, disse o secretário Simão Pedro (Serviços). Além de deixar o bairro mais sustentável e bonito, o descarte correto de resíduos inclusive contribui para a prevenção de doenças causadas por insetos e ratos.

O novo equipamento tem 1.250 metros quadrados de área e está localizado entre as ruas Jupatis e Genaro de Carvalho. “Nós estamos em uma região que terá o impacto da operação urbana Águas Espraiadas. Este ecoponto irá se integrar ao parque linear que será construído aqui, com serviços e educação ambiental”, disse o subprefeito Wander Geraldo da Silva (Jabaquara). A região será beneficiada com investimentos da operação urbana, com moradia popular, obras viárias e a criação de um parque linear.

Antes da inauguração, Haddad acompanhou uma apresentação do grupo de maracatu Ilê Aláfia, que realiza atividades com jovens e adultos da região há 15 anos.

Como utilizar o ecoponto?
Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos onde o munícipe pode depositar gratuitamente até um metro cúbico por dia, quantidade equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou a 25% de uma caçamba de entulho.

As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.

Endereços de todas as unidades e mais orientações estão disponíveis na página da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777156.

Fotos: Fábio Arantes/SECOM