Plenária de Mulheres do Jabaquara e Vila Mariana

As Plenárias Deliberativas tem por objetivo construir os Fóruns Regionais de Mulheres na cidade de São Paulo

No sábado, dia 21 de fevereiro de 2015, foi realizado no Colégio Santa Amália, na Avenida Jabaquara, a primeira das 16 Plenárias Deliberativas de mulheres da cidade de São Paulo que acontecem entre fevereiro e março deste ano. Trata-se de uma ação prevista no Projeto “Formação de Fóruns de Participação Popular para Mulheres” da Assessoria de Participação e Controle Social da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

As Plenárias Deliberativas tem por objetivo construir os Fóruns Regionais de Mulheres na cidade de São Paulo, por meio de debates de formação, eleição e indicação de delegadas representantes da sociedade civil conforme o Regulamento publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (Ler o Regulamento). O trabalho conta com apoio da Secretaria de Política para as Mulheres do governo federal e parceria da SOF – Sempreviva Organização Feminista. A comunicação dos eventos está a cargo da empresa Manufatura de Ideias.

A Plenária das Subprefeituras de Jabaquara e Vila Mariana contou com a presença de 63 mulheres entre integrantes de organizações e moradoras do território, feministas históricas da cidade e membras do poder público local. O evento teve início às 11:00 com a composição da mesa de abertura formada pela Secretária Adjunta da SMPM Dulce Xavier; o subprefeito da Vila Mariana João Carlos da Silva Martins; o chefe de gabinete Renato Jardim; a supervisora de habitação de Jabaquara Valéria Canestri; o Coordenador de Administração e Finanças da Subprefeitura do Jabaquara Marcos Faria; e o vereador Alfredo Cavalcanti.

Após as falas de abertura em que cada um apresentou as políticas voltadas para as mulheres de suas regiões e departamentos seguiu-se uma rodada de apresentação do público em que cada participante pode conhecer as demais.

Na sequência, a SMPM representada por Ellen e Marli Pereira Catutti da Assessoria de Participação e Controle Social e pela Secretária Denise Motta Dau, apresentaram os resultados das reuniões preparatórias com as 32 subprefeituras de São Paulo e um pouco dos trabalhos dos Centros de Cidadania Mulher (CCM) como as oficinas lúdicas que são espaços que proporcionam para as mulheres um momento de relaxamento, mas também de reflexão, onde elas podem expressar suas experiências.

As integrantes da SOF distribuíram e apresentaram SOF apresentaram o questionário que está sendo aplicado no mapeamento das demandas das mulheres na cidade de São Paulo. Neste momento a palavra era aberta ao público que podia fazer suas colocações sobre o questionário. Por fim, foi realizada a eleição de delegadas para os Fóruns Regionais, sendo eleitas por aclamação 20 delegadas e 20 suplentes dos bairros de Jabaquara e Vila Maria.

Delegadas do Jabaquara

Delegadas do Jabaquara

 

Delegadas Vila Mariana

Delegadas Vila Mariana

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres