Começa campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo; veja onde vacinar

Crianças a partir de 6 meses a 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina, que será aplicada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de São Paulo, em consonância com o Ministério da Saúde, iniciou neste sábado (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Todas as crianças a partir de 6 meses até 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina, que será aplicada gratuitamente até o dia 28 nas 450 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A estimativa é de que 570 mil crianças sejam vacinadas.

A vacina contra a poliomielite é via oral, rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose. Já a vacina SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) será aplicada em todas as crianças de 12 meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, independentemente de já ter sido vacinada ou ter tido a doença anteriormente.

As vacinas deverão ser aplicadas, mesmo que as crianças estejam com suas cadernetas desatualizadas. Clique aqui e veja os endereços dos postos.

Poliomielite
Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes.

A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para o outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido no nosso país. A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como única capaz de viabilizar a erradicação global da doença.

“Este é o 35º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e 25º ano sem a doença no Brasil. O país está livre do poliovírus desde 1989 e o Estado de São Paulo registrou seu último caso em 1988”, disse a coordenadora de Imunização do município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger.

Sarampo
O sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. Desde 2000 o Brasil não registra casos autóctones de sarampo. Os casos registrados são importados ou relacionados à importação.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação