Secretário presta contas a munícipes do Jabaquara, anuncia UBS Integral e convocação de concursados da Saúde

Encontro realizado no CEU Caminho do Mar reuniu José de Filippi Jr. e usuários das unidades de saúde Vila Clara, Vila Santa Catarina, Vila Guarani e Jardim Lourdes

Secretário destacou a importância do diálogo para o melhor entendimento das necessidades da comunidade

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

O secretário municipal de Saúde, José de Filippi jr., se reuniu nesta terça-feira (16/9) com munícipes do Jabaquara. Durante o encontro, realizado no CEU Caminho do Mar, o secretário anunciou a convocação de profissionais da saúde aprovados em concursos públicos, implementação de prontuário eletrônico, segurança nas unidades, formação de Comissão Municipal de Telesaúde e ouviu relatos e reivindicações de usuários da rede.

A primeira fala de Filippi veio em resposta a Roberto Xavier, morador da Vila Guarani, que cobrou novidades sobre a construção da Unidade de Saúde no bairro. “Usamos os serviços da Unidade Vargas, e é muita gente para poucos funcionários. Também sofremos com a dificuldade de locomoção, pois é distante de casa e o acesso não é fácil para gestantes e idosos”, disse Xavier.

O secretário anunciou o início da licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde Integral da Vila Guarani. A construção da UBS encontra-se em fase de licitação. Trata-se de uma reivindicação de 30 anos dos moradores, prestes a se tornar realidade. Outras Unidades em licitação na região Sudeste são as da UBS Jardim São Nicolau (Artur Alvim), Pró-Morar (Vila Prudente/Sapopemba) e Vila esperança.

Filippi também informou sobre a convocação de profissionais para 30 cargos da área da saúde, para a próxima semana, e sobre a implementação de um plano de carreira para o funcionalismo da Saúde.
“Temos um déficit de mais de mil médicos na Atenção Básica e, para reduzir a carência, vamos dobrar o número de residentes. Também sabemos que o salário é um ponto fraco para a permanência de profissionais na rede. Vamos enviar um Projeto de Lei para a Câmara Municipal que institui o Plano de Carreira da Saúde, que garantirá uma melhora de até 70% nos rendimentos dos servidores nos próximos três anos”, adiantou Filippi.

Conselheiro da UBS Jardim Lourdes, André Bernardino questionou a falta de segurança na unidade e solicitou a presença da Guarda Civil Municipal para a proteção dos profissionais e do patrimônio público. “Tínhamos um guarda em cada posto e hoje os funcionários trabalham com insegurança.”

Filippi compartilhou a preocupação do conselheiro, destacou fatos recentes de violência e informou quais providências serão adotadas nos próximos dias. “Infelizmente não temos guardas suficientes para todas as unidades, mas iniciamos uma conversa com o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto. Já deslocamos viaturas para as áreas mais graves. Nos próximos 30 dias vamos aperfeiçoar o sistema de segurança contratada”, afirmou.

O secretário destacou a importância do diálogo para o melhor entendimento das necessidades da comunidade. “Entendo que cumprimos o objetivo do encontro, pois os debates servem como estímulo da participação popular nas unidades. Como gestão pública, aprimoramos os serviços ofertados com base nas reclamações e sugestões relatadas”, disse Filippi.

Novo Cartão SUS

Durante o encontro, o secretário anunciou ainda a implementação de um novo modelo do Cartão SUS. No prazo de 60 dias uma empresa contratada será responsável pela emissão do novo documento. Ele contará com código de barras e permitirá o acesso imediato ao histórico do paciente em qualquer unidade de saúde do país.

A novidade agradou o aposentado Tommaso Elmo, que questionou sobre a adoção de um prontuário eletrônico na rede. “Sou usuário da UBS Santa Catarina e quero saber como está o processo de digitalização dos dados, pois sei que é muito importante para o usuário e para o médico”, afirmou.

Filippi explicou a importância do prontuário eletrônico para o tratamento médico. “O profissional anota as informações, mas nem tudo consta no prontuário e, às vezes, se perdem dados históricos que são importantes para o trabalho de assistência e cura. O novo cartão também permitirá que o usuário retire medicamentos em diferentes postos de dispensação”, disse.

Telesaúde

Outra novidade anunciada foi a instituição do Conselho Municipal de Telesaúde. A inciativa, de autoria de Ana Estela Haddad, coordenadora da rede “São Paulo Carinhosa”, prevê a atuação de um colegiado de profissionais médicos que dará suporte à distância aos colegas em atividade nas unidades de saúde, para a emissão de diagnósticos.

“Sabemos que um profissional sozinho não dá conta. Então, a comissão atuará como retaguarda de 24 horas. A ideia é garantir ao profissional da saúde uma segunda opinião, após o atendimento e análise conjunta do quadro clínico dos pacientes,” explicou Filippi.