#ParquesdaCidade

Conheça mais sobre o nosso Parque Nabuco

Rua Frederico Albuquerque, 120 – Jd. Itacolomi / Cidade Ademar
Subprefeitura Jabaquara
Área: 31.300 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h
Fone: (11) 5678-6002 / (11) 5678-8493

INFRAESTRUTURA
Área de estar, churrasqueiras, comedouro para pássaros, pista de Cooper, playgrounds, quadra poliesportiva, sanitários, trilhas, quadra de campo, aquário e viveiro de mudas. Possui um bosque bem formado com aparelhos de alongamento, pranchas de abdominal e barras. Há ainda trilhas ecológicas com marcação das árvores.

PARTICULARIDADES
O parque recebe este nome em homenagem ao antigo proprietário da área, Fernando Nabuco de Abreu. Criado com intuito de preservar a vegetação existente no local e oferecer um espaço de lazer numa região carente de equipamentos públicos de recreação, é utilizado intensamente pelos moradores do entorno.

Apresenta vegetação composta por remanescente de Mata Atlântica, bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados. Destacam-se aroeira-mansa, camboatá, carobinha, embaúba-branca, faveira, guaçatonga, jatobá, maria-mole, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e tamanqueiro. Foram registradas 141 espécies, das quais 7 estão ameaçadas como a canela-amarela, a copaíba e o pau-marfim.

Constam 37 espécies de fauna, sendo 25 de aves, a exemplo: coruja-orelhuda, beija-flor-tesoura, joão-teneném, sabiás (poca, barranco e laranjeira). Também podem ser observados pássaros vistosos como fi-fi-verdadeiro, saíra-amarela e canário-sapé. O suiriri e a juruviara são pássaros migratórios, que de setembro a março interrompem o silêncio com suas intermitentes vocalizações. Mamíferos como gambá-de-orelha-preta e morcego-de-cauda-livre-aveludada também fazem parte da fauna do parque, além de dez espécies de borboletas, com destaque para a borboleta-macro, pelo azul em tons de safira das suas asas.

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO