Operação Baixas Temperaturas intensifica acolhimento da população de rua

Assistência Social tem disponíveis 11 mil vagas para o período mais frio do ano. Encaminhamento para locais protegidos é reforçado quando as temperaturas atingem 13° C ou menos

De Secretaria Executiva de Comunicação

A Operação Baixas Temperaturas têm disponíveis 11 mil vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano. A força-tarefa tem como objetivo reforçar o encaminhamento dessa população para locais protegidos, principalmente quando as temperaturas atingem 13° C ou menos.

Até 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social organiza um esquema especial de atendimento, inclusive com a ampliação de vagas nos 64 Centros de Acolhida da Capital. De acordo com a demanda, há ainda a possibilidade de abertura de centros de acolhida emergenciais.

Pessoas em situação de rua interessadas no acolhimento devem procurar uma das unidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CreasPop). A população em geral também pode acionar a operação por meio do telefone 156, com uma solicitação à Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas.

Ao serem encaminhadas a um equipamento da operação, as pessoas em situação de rua têm acesso a acolhimento, com a camas, cobertores, banho e alimentação. Em 2013, a média de atendimentos foi de 11 mil pessoas por dia. Em geral, as vagas são ocupadas de maneira rotativa de acordo com as necessidades dos atendidos e da oscilação da temperatura.

A operação conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil.

Temperaturas

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, a Capital permanece com temperaturas baixas, por volta de 13° C e 20° C, até pelo menos meados da próxima semana. No último sábado (24), foi registrado o ingresso do ar frio polar na retaguarda do sistema frontal, o que derrubou a temperatura na cidade. Na madrugada desta terça-feira (27) os termômetros devem ficar em torno dos 12ºC e, nas regiões mais extremas da cidade este valor pode ficar abaixo do previsto. O inverno começa em 21 de junho.