Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania dá início ao Projeto Comunica DH, que oferecerá formação em comunicação sobre direitos humanos

Atividades começam no dia 19, na Incubadora de Projetos, com um ciclo de oficinas que será realizado em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes. Inscrições estão abertas

A Incubadora de Projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) inicia nesta segunda-feira, dia 5, o projeto Comunica DH, que oferecerá atividades gratuitas de formação em comunicação sobre direitos humanos e cidadania. Localizada no bairro do Cambuci, a Incubadora desenvolverá atividades relacionadas ao direito à comunicação e à liberdade de expressão. A proposta é transformar o espaço em um lugar de incubação de projetos-pilotos e outras atividades que articulem os públicos e os temas de trabalho da SMDHC, com foco na comunicação sobre direitos humanos.

Além das atividades de formação, o Comunica DH pretende criar uma exposição permanente e interativa com as máquinas da antiga Gráfica Municipal, que funcionou no prédio da Incubadora, bem como desenvolver projetos que utilizem linguagens artísticas e novas mídias para a construção de uma nova cultura de direitos humanos.

Curta a página do Comunica DH no Facebook

As atividades começam no dia 19 de maio, com o Ciclo de Oficinas Formativas “Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação”, que será realizado em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes. Depois, na primeira quinzena de junho, acontece o Ciclo de Oficinas Criativas Para Comunicar Direitos Humanos, em parceria com a OKF Brasil. As duas organizações estão conveniadas com a SMDHC.

As inscrições para os dois cursos já estão abertas e deverão ser feitas no link http://bit.ly/1okcOfD.

Ciclo de Oficinas Formativas 'Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação' (Intervozes)

Com início no dia 19 de maio, o ciclo abordará distintos temas numa perspectiva de formação conceitual, com pedagogia participativa. Módulos do Ciclo Formativo:

- Introdução ao direito à comunicação
- O sistema de comunicação no Brasil
- As leis e garantias existentes ao exercício do direito à comunicação
- A liberdade de expressão na internet e a convergência tecnológica
- Violações do direito à comunicação no Brasil
- Violações de direitos humanos na mídia
- A luta da sociedade civil por uma mídia democrática
- Como você pode exercer seu direito à comunicação e à liberdade de expressão

Ciclo de Oficinas Criativas Para Comunicar Direitos Humanos (OKF Brasil)

Com início na primeira quinzena de junho, o ciclo prevê oficinas criativas para estimular o uso da comunicação social, por meio das diversas mídias e linguagens artísticas como ferramentas para trabalhar questões de Direitos Humanos relacionadas à liberdade de expressão e ao direito à comunicação. Módulos do Ciclo Criativo:

- Introdução aos direitos humanos
- Jornal mural
- Grafite e lambe-lambe
- Cultura digital/cultura hacker

Incubadora de Projetos
Rua Otto Alencar, 270, Cambuci
Tel.: (11) 3208-2020
Comunica DH - Ciclos de Oficinas Formativas e Criativas
Inscrições a partir de 5 de maio, no link http://bit.ly/1okcOfD
E-mail: comunicadh@prefeitura.sp.gov.br