Município mantém ações intensificadas de prevenção e combate à dengue

Neste fim de semana, 19 e 21/04, teremos ações contra dengue na Comunidade da Rocinha e na Vila Clara

De Secretaria Executiva de Comunicação

O registro de casos de dengue neste ano em São Paulo chegou a 1.745, um aumento de 42% na comparação com o mesmo período de 2013. O dado considera as notificações recebidas nas primeiras 14 semanas epidemiológicas e pode variar na medida em que os casos são registrados pelas unidades de saúde.

Neste período, foram notificados 1.745 casos de dengue em 2014, o que resulta em uma taxa de incidência de 15,5 (casos para cada 100 mil habitantes), considerada baixa de acordo com o Ministério da Saúde (veja tabela abaixo). Em 2013, em 14 semanas, foram notificados 1.229 casos. Durante todo o ano passado foram 2.617 casos e índice 23,3.

Observação: No balanço divulgado na quinta (3) passada, 1.166 casos haviam sido notificados. O acréscimo de 579 registros se refere à atualização, principalmente das últimas 4 semanas. Os dados são variáveis porque as notificações são recebidas das unidades públicas e privadas, analisadas pelas Supervisões de Vigilância em Saúde, e, depois, lançadas no sistema federal.

Clique AQUI para ver o detalhamento de casos registrados (2010 a 2014)

Detalhamento de notificações nos 98 distritos
O avanço dos registros segue a tendência verificada no último balanço, com concentração de casos em distritos da zona Oeste, próximos a Osasco. No Jaguaré, foram registrados 324 casos e o índice é de 649,8, considerado alto. Na Lapa, foram 158 casos e índice de 240,3, considerado médio. Em Rio Pequeno foram notificados 147 casos e o índice é 124,1, também considerado médio.

Outros dois distritos na divisa com Guarulhos também tiveram aumento expressivo de casos registrados. Em Tremembé (Zona Norte) o número de notificações recebidas aumentou de 78 para 123. Na Vila Jacuí (Zona Leste), passou de 43 a 80. Em ambos distritos, a taxa de incidência é considerada baixa.

A taxa de incidência também está alta em comparação com a média da cidade (15,5) nos distritos do Carrão, zona leste (55,2), Santo Amaro, zona sul (40,5), Jaguara, zona oeste (40,2) e Vila Leopoldina, zona oeste (38,0).


Clique AQUI para ver o detalhamento dos registros por distrito (2010 a 2014)


Ações de combate e prevenção
Até a semana passada, a Prefeitura realizou orientação em 272 mil imóveis com panfletos, visitas e bloqueios de criadouro em 107 mil casas e comércios e nebulização em mais 11 mil com aparelho costal. Mais de 120 mil visitas foram feitas de casa em casa, além de ações em 6 mil pontos estratégicos, como desmanches, ferro velhos, floriculturas e borracharias.

Além disso, a Prefeitura está reforçando as campanhas de rádio, metrô e ônibus.

Na última segunda-feira (7), a Prefeitura realizou uma ação conjunta com o município de Osasco na região do Parque Continental (subprefeitura da Lapa), em área próxima ao limite entre as duas cidades. Foram realizadas nebulizações e trabalhos de orientação e bloqueio de criadouros. Também foram distribuídas redes para a proteção das caixas d’água. Segundo a Covisa, o bairro recebeu três dias de cuidados intensivos.

Óbito
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na última segunda (7) o primeiro óbito por dengue grave no município. I.B., 6 anos, morreu na quarta-feira passada (2). A criança morava no Jaguaré, distrito com alta incidência. O caso está sob apuração técnica da vigilância sanitária.

Como prevenir
- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge; ponha água só na terra.


Sintomas
A presença de dois sinais, combinada com febre alta, é indicação para procurar o serviço médico, principalmente, quem está chegando de viagem de região contaminada. Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica.
- Febre alta (acima de 38°C)
- Fraqueza e prostração ou fraqueza
- Dor no corpo e nas juntas
- Dor de cabeça
- Dor no fundo dos olhos (Sem resfriado ou coriza)


Entenda o índice: Taxa de incidência de dengue*

0 a 100 casos por 100 mil habitantes - baixa incidência
100 a 300 casos por 100 mil habitantes - média incidência
Acima de 300 casos por 100 mil habitantes - alta incidência

* Ministério da Saúde