Subprefeituras recolheram 1.132 carros abandonados em 2013

O valor da multa por abandono de veículo é de R$ 14 mil

Abandonar veículo em vias públicas atrapalha o trânsito de carros e de pedestres, gera acúmulo de lixo e de água e, dependendo do local onde o veículo estiver estacionado, pode interferir em serviços como o de varrição e o de limpeza de bocas de lobo. Em 2013, foram recolhidos das ruas da cidade 1.132 carros considerados abandonados. As operações são feitas através de levantamentos realizados após vistorias ou denúncias de moradores. Todas as denúncias de carros abandonados são verificadas pelas Subprefeituras, responsáveis pela fiscalização.

Para que um veículo seja removido, as Subprefeituras precisam seguir alguns procedimentos. Constatada a denúncia, o veículo recebe uma notificação, que é fixada no mesmo, informando que, segundo a legislação, após o prazo de cinco dias úteis, o veículo será considerado abandonado. A Subprefeitura verifica, com o acionamento da polícia e órgãos de trânsito, se o carro é produto de crime ou se tem algum tipo de pendência judicial. Caso contrário, não havendo empecilho legal e esgotado o prazo de cinco dias úteis, a Subprefeitura volta ao local e, se constatado que o veículo permanece na mesma vaga, o carro passa a ser considerado abandonado e se inicia o processo de remoção.

Dos carros considerados abandonados que são adesivados em São Paulo, a maioria é retirada pelos proprietários diminuindo, assim, o número de remoções feitas pelas Subprefeituras. Na região de Itaquera, por exemplo, de 970 notificações emitidas no ano passado, 924 veículos foram removidos pelos próprios donos e apenas 46 foram recolhidos ao pátio da subprefeitura.

Os veículos recolhidos são destinados à 28 pátios. As Subprefeituras realizam leilões calculando estimativas de pesagem e valores das sucatas que variam entre 25 e 40 centavos o quilo e, a partir disso, é estabelecido um lance inicial. No ano de 2013, foram realizados mais de 10 leilões.

O valor da multa por abandono de veículo é de R$ 14 mil. Para reaver o veículo que foi removido, devem ser quitados todos os débitos pendentes, como multas, IPVA, pagamento do guincho e as diárias de estadia. O automóvel permanece no pátio aguardando a retirada pelo proprietário ou a liberação para ir a leilão. Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades à Prefeitura por meio do telefone 156, Praças de Atendimento das Subprefeituras ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br.