Conselheiros decidem por maioria simples novos cargos com duração de seis meses

Eleições aconteceram dia 12/7. Participaram da votação membros do conselho formado por moradores da região

Por maioria simples, os conselheiros presentes decidiram no dia 12/7 quem são os novos coordenador geral e o secretário geral do Conselho Participativo do Jabaquara.

Foram escolhidos o coordenador geral Yoshio Habe e a secretaria geral Lucia Farias.

Participam do conselho 22 conselheiros, 11 mulheres e 11 homens. O Conselho Participativo tomou a decisão de fazer um rodízio na mesa da direção a cada seis meses. A votação será feita no auditório da Subprefeitura do Jabaquara, av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314.

Para entender por que o conselho é formado por 11 mulheres e 11 homens, é preciso remeter à lei de paridade de gênero nos órgãos públicos e colegiados, criada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que protocolou, em 5 de março de 2015, na Câmara dos Deputados do Brasil, projeto de lei de sua autoria que garante paridade entre gêneros nos conselhos do Governo Federal. O tema já é lei em São Paulo desde 2013, onde 50% das vagas de conselhos populares, sejam eles de caráter social ou gestores, são ocupadas por pessoas do sexo feminino. A lei também é de autoria de Orlando Silva, que à época ocupava uma das cadeiras na Câmara de Vereadores.