Jovens, em busca do primeiro emprego, recebem orientação durante as oficinas do CATe

Para participar das oficinas, o candidato deve ter mais de 16 anos de idade e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS, na unidade participante.

 A partir do dia 9/11, todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, o CATe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) abre a nova programação das oficinas de orientação ao trabalho que acontece durante todo o ano gratuitamente oferecida na Sub Prefeitura de Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851, e outras unidades.

A primeira oficina Conquistando o primeiro emprego traz ao candidato os primeiros desafios da carreira profissional, técnicas de redação, elaboração de currículo, dicas de apresentação pessoal entre outros assuntos voltados ao trabalho. Neste mês, os temas empreendedorismo, apresentação pessoal e legislação trabalhista também serão abordados durante os encontros.

“É muito comum, jovens candidatos, que estão em busca do primeiro emprego, não saberem como elaborar corretamente um currículo ou como se comportar em entrevistas. Trata-se de uma “falta de experiência” natural do início da vida profissional e as oficinas auxiliam muito nesse sentido”, afirma Alana Tanaka selecionadora de vagas do CATe.

Além desse preparo, a equipe técnica do CATe também ajuda os participantes a traçarem metas e objetivos para a vida profissional. A ação também beneficia adultos trabalhadores que estão desempregados no momento e que desejam participar de dinâmicas e exercícios. “A maior parte das dúvidas que os candidatos têm está relacionada ao processo seletivo, ou seja, como se vestir para se apresentar a uma entrevista, ou o que dizer sobre suas qualidades e defeitos. As oficinas mostram critérios que ajudam os candidatos a se expressarem de maneira correta neste tipo de situação”, explica Alana.

Confira os temas da programação de novembro:
09/11 - Conquistando o primeiro emprego
16/11 - Empreendedorismo
23/11 - Currículo, entrevista e apresentação pessoal
30/11 - Legislação trabalhista e Previdenciária

CATes participantes: Itaquera Rua Augusto Carlos Bauman, 851 | Itaim Paulista Av. Marechal Tito, 3.012 | Luz Av. Prestes Maia, 913 | Penha Rua Candapuí, 492 | Santana Rua Voluntários da Pátria, 1.553 | São Mateus Av. Mateo Bei, 1.641 | Cidade Tirantes Rua Milagre dos Peixes, 357e | Interlagos Av. Interlagos, 6.122 | Guaianases Rua Salvador Gianetti, 271 | Lapa Rua Guaicurus, 1.000.