Bibliotecas Municipais promovem o Acesso à Informação na cidade de São Paulo

Visite a Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda na Rua Vitório Santim, 44 - Itaquera.

Em 2016, a Coordenadoria de Promoção da Integridade (CGM/COPI), em parceria com a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMC/CSMB), implementou o projeto “Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação”.

Considerando o papel das bibliotecas públicas como portas de acesso ao conhecimento e à informação, o projeto tem como objetivo consolidá-las para atender, orientar e apoiar as/os interessadas/os em fazer pedidos de informação, por meio da promoção de oficinas e atividades de formação abertas a toda a comunidade e da disseminação do direito de acesso à informação e das ferramentas de controle social da gestão pública municipal.

A Lei de Acesso à Informação (LAI),está em vigor no município de São Paulo e garante ao cidadão o direito de obter informações e dados públicos. Na prática a LAI serve para solicitar diversos tipos de informação, desde os horários do ônibus da linha que você utiliza até o valor dos recursos públicos disponibilizados para a escola ou o posto de saúde do seu bairro.

Qualquer cidadão pode solicitar uma resposta e não é preciso justificar o seu pedido de informação. As respostas são das em até 20 dias e é possível recorrer da resposta fornecida pelo órgão. Como a informação é pública, você pode compartilhá-la para que mais pessoas possam avaliar as questões da cidade de forma independente.

Em Itaquera a Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, localizada no centro é uma das opções de cultura da região, acesse o link e veja a programação:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/sergiobuarquedeholanda/index.php?p=6796

É possível também fazer seu pedido nas Praças de Atendimento das Subprefeituras, unidade física das Secretarias e órgãos da administração indireta, por correspondência física e pela internet acessando o site:

http://esic.prefeitura.sp.gov.br/Account/Login.aspx

Todos os órgãos públicos, administrações direta e indireta, autarquias e empresas públicas, tem a obrigação de cumprir com a Lei.
Saiba mais:
http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/10/folder_bibliotecas_web.pdf

Serviço:

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Rua Vitório Santim, 44 - Itaquera