Inauguração da Casa de Mediação de Conflito GCM

Servidores da Subprefeitura, Conselheiros Participativos e a comunidade, estavam presentes no evento.

Na manhã desta segunda (18), foi inaugurada aqui na Subprefeitura de Itaquera, na praça de atendimento a Casa de Mediação de Conflito GCM. A Casa de Mediação é mais um serviço da Prefeitura da Cidade de São Paulo que visa estimular as pessoas em situação de conflito à busca de resolução pacífica para os de desentendimentos. Assistidos por um mediador imparcial, especialmente treinado para garantir um ambiente seguro e justo, onde as pessoas possam participar ativamente do processo de resolução de seus próprios problemas por meio do diálogo, estimulando o restabelecimento das relações de convivência entre as partes em conflito.

Todas as pessoas residentes na cidade de São Paulo podem requerer os serviços de mediação da rede, bastando demonstrar o interesse na resolução de seus problemas de forma rápida e sem burocracia, desde que não configure crime. A mediação é realizada com o auxílio de profissionais habilitados, num ambiente propício ao diálogo, visando a obtenção de uma solução por consenso.
Articulada com os demais órgãos do poder público local e com as demais forças atuantes na comunidade, as Casas de Mediação de Conflitos podem receber demandas oriundas das mais diversas origens, sempre que as causas dosconflitos possam ser tratadas fora da esfera judicial.

Objetivo
O objetivo da Rede Municipal de Mediação de Conflitos é contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz, auxiliando as pessoas a resolverem seus problemas sem o emprego da força ou da violência, garantindo assim a cidadania a todos os que optarem por essa modalidade de serviço público, contribuindo para uma maior rapidez na solução de controvérsias entre as pessoas, e contribuindo para um menor número de encaminhamentos às Delegacias, Tribunais e a outros serviços públicos indevidamente.
Poderão ser encaminhados às Casas de Mediação problemas tais como: Perturbação de sossego, brigas de vizinhos, queixas de barulhos, intolerâncias, entre outros tipos de conflitos. Fatos considerados como crimes, não comportam mediação.

O Subprefeito de Itaquera Mauricio Martins, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de mais esse serviço dentro da Sub e bem na porta de entrada do prédio para facilitar o acesso e conhecimento de todos. Em seguida o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano deu as boas vindas e disse "Essa é a terceira casa de mediação que inauguramos em uma Subprefeitura e vamos inaugurar mais 10. Acreditamos ser o caminho mais próximo para o cidadão resolver mais rápido problemas que poderiam se arrastar por meses e com esse espaço e todas as pessoas comprometidas, em um mês estará resolvido. Agradeço o Subprefeito Mauricio e a todos envolvidos e mais uma ação da Prefeitura de SP."