VII Conferência Municipal da Cidade de São Paulo e Planos Regionais

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

 
No último sábado (04) foi realizada a VII Conferência Municipal da Cidade de São Paulo e Planos Regionais, por Itaquera. No auditório do Céu Azul da Cor do Mar, a comunidade compareceu para esse debate importante para todos, com propostas e soluções voltadas à realidade local. O evento foi etapa preparatória da Conferência Estadual e Nacional das Cidades.

Foram 171 inscritos e 50 delegados que terão a missão de fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, dentre outros.

Para abrir a conferencia, uma apresentação da equipe da Suvis de Itaquera coordenada pela Raquel D'Elia, Grupo de Teatro “Mudança de Hábito”. De um forma lúdica e didática os atores e o agente de saúde explicaram como a falta de cuidados básicos podem acarretar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para dar inicio aos trabalhos representando a Subprefeitura de Itaquera, a Chefe de Gabinete , agradeceu a presença de todos e falou dos avanços em Itaquera, explanou um pouco de todos os distritos que fazem parte da Subprefeitura (Cidade Líder, José Bonifácio, Itaquera e Parque do Carmo) nos contou da inauguração da Praça Brasil, uma obra que estava abandonada e que foi retomada por essa gestão. Hoje ela é uma opção de lazer e recreação para a comunidade, dos corredores de ônibus novos que em breve serão inaugurados, do Planetário do Parque do Carmo que foi reaberto, que estava há 11 anos fechado, sobre as ações do Prefeito de São Paulo, com mais iluminação na periferia e Itaquera foi o bairro onde mais recebeu iluminação na cidade de São Paulo, pois o que queremos é uma cidade mais humana e mais justa, citou também os problemas de descarte irregular de lixo, foi feito um trabalho pesado na região do A.E Carvalho, mas em poucos dias já estava cheio de lixo novamente, por isso a importância da participação popular, pois cada um tem o dever de descartar o seu lixo no lugar correto e não na rua, não nos córregos.

Lembrou que mesmo com todas essas chuvas recorrentes, só tivemos 02 problemas com enchentes e quando essa administração chegou aqui em 2014, tínhamos 11 pontos de grandes alagamentos e enchentes. Finalizou deixando uma reflexão “Eu gostaria que nós saíssemos daqui com um pensamento diferente, vamos fazer não só por nós, mas pelos nossos filhos, nossos netos, vamos jogar o lixo na hora e no lugar certo. Eu e o Subprefeito estamos a disposição para atender a população da região e é esse o nosso compromisso e também é o compromisso do Prefeito .Peço a todos vocês que se dediquem a tudo o que foi falado hoje e que possam colocar em pratica todas essas politicas para uma cidade melhor. “

Para explanar sobre a Conferência Fábio Maris, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, explicou; Os pontos importantes como os problemas decorrentes da urbanização intensa da metrópole estão sendo discutidos de forma setorial em toda a Cidade e as sugestões compiladas no Plano Regional das Subprefeituras. “O debate na conferência pontuou os eixos mais fortes de Itaquera para o planejamento de projetos urbanísticos por aqui.” Entre os temas levantados no encontro estavam questões ligadas à melhoria da mobilidade, qualificação de áreas com concentração de comércio e atendimento à moradia.