Virada Cultural 2016 em Itaquera

O Parque do Carmo vai receber este ano a Virada Cultural. Mais uma novidade da Prefeitura de Sp, democratizando a cultura nas periferias da capital.

Prefeitura apresenta programação da 12ª Virada Cultural. Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a edição de 2016 da Virada Cultural acontece na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de maio. O evento contará com 700 atrações culturais, entre shows musicais, atividades infantis e oficinas culturais, e pela primeira vez será realizada em todas as 32 subprefeituras da capital.

“As atividades culturais na cidade funcionam praticamente o ano inteiro com o Circuito São Paulo de Cultura. Todos os equipamentos de cultura estão sendo mobilizados, Casas de Cultura estão sendo recuperadas, e os teatros municipais que estavam em situação precária foram devolvidos para cidade. E as pessoas que atuam nesses equipamentos se propuseram a participar da Virada. Os curadores fizeram a melhor programação possível, com base nas propostas, de maneira que todas as linguagens foram contempladas na programação”, disse o prefeito Fernando Haddad.

Democratização da Cultura
Outra grande novidade da 12ª edição da Virada Cultural é a ampliação das atividades por todas as 32 subprefeituras da cidade, indo muito além da já extensa programação realizada na região central. Alguns artistas se apresentarão tanto no Centro como na periferia da cidade, dando ao munícipe a escolha de onde ver aquela atração.

“Havia uma crítica que a Virada sofria, ela foi inicialmente concebida para acontecer no Centro, mas as pessoas que estão nas pontas da cidade reclamavam bastante de que não era correto de que elas necessariamente tivessem que se deslocar. Alguns querem vir, participar do que está acontecendo no Centro. Mas alguns querem que aconteça lá [em suas regiões]. E de duas maneiras: tanto recebendo artistas de fora, convidados, mas há uma demanda forte de que sejam incorporados os artistas locais, que tiveram a sua história ali. E ao longo do tempo a Secretaria foi intensificando isso”, afirmou Maria do Rosário.

Para receber essas atrações, a Prefeitura montou cinco palcos externos nos bairros: dois na zona sul, em Parelheiros e M’Boi Mirim; dois na zona leste, no Parque do Carmo e Jardim Helena; e um na zona norte, em Pirituba. Além disso, dez unidades dos CEUs e as unidades do Sesc também receberão programação da Virada Cultural.

“Mais uma vez estamos integrados com a Prefeitura no sentido de poder realizar a Virada Cultural e que contemple todas as modalidades, todas as linguagens. E não é um esforço só desse momento, mas um esforço permanente. A cultura ganha uma importância cada vez maior para a noção de pertencimento, de identidade. E é importante ter a Virada como esse grande momento, em que se celebra a cultura na cidade de São Paulo”, disse o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda.

Aqui em Itaquera, vai ter programação neste sábado 21 e domingo 22 o dia todo, confira e participe.

A banda NX Zero encerra a programação no sábado e a cantora Elba Ramalho fica responsável pelo fechamento do domingo.

Palco Parque do Carmo:
Confira a programação:

Sábado (21/05)
11h30 | Odisseia das Flores
13h | De Menos Crime
15h | Clarice Falcão
17h | NX Zero
Domingo (22/05)
11h | Palavra Cantada
14h | O Passo
17h | Elba Ramalho

Segue o mapinha para melhor localização:
Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_leste/index.php
Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951
Jardim Nossa Senhora do Carmo - Leste