Reunião Plano Preventivo Chuvas de Verão 2015/2016

Subprefeituras da Zona Leste, reunidas para diminuir o impacto das fortes chuvas nas regiões.

Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada mais uma reunião do Plano Preventivo Chuvas de Verão, nesta ocasião na Subprefeitura de Itaquera.

Participaram da reunião Subprefeitos, Chefes de Gabinete, Coordenadores de Obras, Supervisores, Coordenadores da Defesa Civil, Assessores de Imprensa, Inspetores da Guarda Civil Metropolitana das seguintes Subprefeituras; Itaquera, São Miguel, São Mateus, Itaim Paulista, Guaianases e Cidade Tiradentes,CET, SIURB, SOMA, SMADS, AMLURB, Saúde e Habitação.

A reunião foi presidida pela Vice Prefeita de São Paulo Sra. Nádia Campeão, Coordenadora do Plano de Chuvas da Cidade de São Paulo, contou com a participação na mesa do Sr. Ronaldo Malheiros Figueira Coordenador Técnico Operacional e Sr. Milton Roberto Persoli Coordenador Geral da Defesa Civil e o Subprefeito de Itaquera, Mauricio Martins. 

Após a apresentação do plano preventivo de chuvas a Vice Prefeita ressaltou novamente a importância do mapeando das áreas de risco de que fossem adotadas práticas preventivas destinadas a minimizar riscos de enchentes, deslizamentos nas encostas, quedas das árvores que podem trazer riscos à população. Nádia frisou a relevância da integração entre as áreas de Defesa Civil, Assessoria de Imprensa e toda a equipe, para que a informação chegue em tempo real, assim resolvendo os problemas o mais rápido possível.

Relatou sobre as enchentes e problemas de cada região e o que foi feito e o que pode ser feito para que não aconteça mais e relatou que a Zona Leste é a área com a carga mais forte de chuvas e em consequência disso os casos de dengue aumentaram também.
A ideia é fazer um trabalho coordenado com as Subprefeituras, articulado e pactuado e assim agilizar as questões dos impactos das Chuvas de Verão. A Vice Prefeita lembrou que ainda restam 50 dias para acabar esse período, final de fevereiro, março e começo de abril, todo cuidando é pouco. Será feita uma ação emergencial de limpeza de córregos (mecânica e manual), limpeza de galerias e bueiros, a Operação “Cata Bagulho” com mais intensidade e mais divulgação para a população. Pediu para a CET para sinalizar as áreas de risco próximas aos córregos do tipo: “Não depositar lixo”, “Pedestres e veículos: Não enfrentar enxurradas”, para alertar a população.

Posteriormente, foi dada oportunidade para cada subprefeitura apresentar os pontos críticos da sua região, e quais providências poderão ser adotadas para minimizarmos o máximo de transtornos à população nesse período.

Conheça a legislação que instituiu o Grupo de Gerenciamento integrado dos Riscos hidrológicos.

Por intermédio da portaria de número 41/SMSP/2015, foi instituído o Grupo de Gerenciamento Integrado dos Riscos Hidrológicos das Bacias Hidrográficas dos Córregos Itaquera e Jacuí, compostos por representantes das subprefeituras do Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes.