Mutirão da Saúde - Todos contra o Mosquito Aedes Aegypti

Ação de conscientização com os moradores da Vila Corberi sobre os riscos provocados pelo mosquito AEDES.

No último sábado (20) a Subprefeitura reuniu a agentes de saúde, enfermeiros e a população de Itaquera para promover o segundo mutirão da região em combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya. A chefe de gabinete esteve no local alertando e conversando com os moradores e contou com o apoio do , CDL Itaquera, Obra Social Dom Bosco, Jornal Desenvolve Itaquera, FDZL e Jovens /Atletas do Projeto Correndo para o Futuro da AEC Kauê.

A população de Itaquera está empenhada a colaborar e ser um agente fiscalizador, não só de sua casa, mas de toda a sua região. Até a criançada participou do mutirão e estão empenhados a junto com a sua família, fazer a sua parte.

Sempre lembrando que o maior objetivo do mutirão é chamar a atenção da população para colaborar e reforçar a importância do trabalho em conjunto para combater o mosquito, pois é com a ajuda e contribuição mútua de todos é que o mosquito será eliminado.

Esta é a segunda operação com estas dimensões, reunindo diversos profissionais.

A primeira ocorreu em meados de janeiro e percorreu dezenas de ruas atrás de lugares que poderiam juntar larvas do mosquito, jogando veneno e outras ações preventivas. Cerca de 60 profissionais estiveram reunidos nesta ação por meio da assessoria da Subprefeitura Itaquera.

No primeiro balanço realizado em janeiro pela Secretaria Municipal da Saúde sobre a situação da dengue, os dados provisórios apontam que o município registrou, até a 2ª semana epidemiológica (de 03 a 16 de janeiro), 905 notificações da doença. Destas, 38 casos autóctones já foram confirmados, e os demais estão em investigação.

O prefeito Fernando Haddad regulamentou em dezembro a Lei 16.273/15, que autoriza o município a executar medidas preventivas nas situações de perigo à saúde pública em locais onde haja a presença ou evidência da existência de proliferação do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. A medida tem o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti no município, eliminando a existência de possíveis focos de proliferação.

A concentração foi realizada às 10h na Rua Nicolino Mastrocola, 306 em Itaquera.

Vale reforçar algumas atitudes conscientes para eliminar o mosquito transmissor.
Como prevenir:

- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras, sem rachaduras, ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou à “Operação Cata-Bagulho”;
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge: ponha água só na terra.